O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia o resultado do edital Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial
Publicado em: 08/04/2021
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ anuncia o resultado do edital Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial

Por Ascom Faperj

A FAPERJ divulga nesta quinta-feira, dia 8 de abril, o resultado do edital Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial. Foram aprovadas três redes, divididas nos seguintes temas: 1) “Energias Renováveis, Impacto Agroambiental e Mudanças Climáticas” (UFRJ); 2) “Imageamento, Cidades Inteligentes e Gestão Pública de Saúde” (IMPA, UERJ e IME); 3) “Energia e Educação Virtual” (PUC-Rio e IFF). O valor total aprovado foi de R$10 milhões distribuídos entre auxílios e concessão de bolsas de pesquisa.

Com objetivo de fomentar a realização de projetos de pesquisa aplicada centrados em Inteligência Artificial, o edital busca articular grupos de pesquisa e empresas em rede com o intuito de avançar no nível de maturidade tecnológica destes projetos, possibilitando a introdução de soluções e tecnologias inovadoras no mercado capazes de atender as demandas sociais e econômicas do Estado do Rio de Janeiro. Neste sentido, espera-se transformar o estado em um centro de excelência e referência em inovação frente aos desafios da revolução digital.

Para a diretora Científica da FAPERJ, Eliete Bouskela, a linha de pesquisa relacionada a Inteligência Artificial é extremamente atual. “Hoje a FAPERJ divulga o resultado do primeiro edital lançado pela Agência sobre 'IA', uma linha de pesquisa moderna e necessária. Houve a formação de 3 redes, e temos a satisfação de observar a participação expressiva de grupos do interior do Estado. A FAPERJ considera que é parte de sua missão o apoio a grupos emergentes que podem melhorar suas possibilidades de evoluir cientificamente”, disse Eliete.

De acordo com a direção da FAPERJ, o edital, pioneiro, ocorre em momento oportuno, considerando que a pandemia do coronavírus acelerou fortemente o imperativo da transformação digital na sociedade, em especial para empresas, instituições de ensino e setor público. Nos próximos anos, a capacidade de coletar e gerenciar grandes volumes de dados e de construir plataformas digitais, demanda fortemente ligada ao uso de Inteligência Artificial, será crucial para diversos setores econômicos, bem como para o fornecimento de serviços públicos.

Segundo o diretor de Tecnologia da FAPERJ, Maurício Guedes, a integração de competências e esforços em Inteligência Artificial na forma de redes poderá trazer para o Rio de Janeiro grandes ganhos nos próximos anos. “Muito em breve a IA entrará em nossas vidas de uma forma não imaginável há poucos anos. Da medicina à agricultura, dos transportes ao lazer, em todos os campos de nossas vidas cotidianas estaremos utilizando ferramentas de IA. E a Inteligência (humana) associada à capacidade empreendedora terá enormes oportunidades para geração de emprego e renda em nosso estado,” destacou Guedes.

De acordo os gestores, a pandemia está precipitando uma verdadeira revolução tecnológica nos setores de saúde e de educação, que dependerão cada vez mais de tecnologias como realidade virtual, big data e Inteligência Artificial para se adaptar às novas demandas impostas pela necessidade de distanciamento social. Com o avanço do trabalho remoto, as cidades também irão sofrer grandes transformações, tornando-se mais descentralizadas e “inteligentes”. Por fim, ressaltam a urgência trazida pelas mudanças climáticas que acelera a tendência de transição energética e, assim, força a diminuição do impacto ambiental de setores tradicionalmente poluentes, como a cadeia de Petróleo e Gás.

Segundo o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, o edital de Redes Temáticas de IA, que reúne instituições de todo o estado em três redes e sete sub-redes, é fundamental para o aprimoramento da ciência e inovação fluminenses. “Em todas as áreas, a Inteligência Artificial tem sua aplicabilidade, desde a indústria 4.0 até à medicina. Especialmente no contexto pandêmico pelo qual passamos, podemos destacar, por exemplo, sua importância no setor de saúde pública, já que as inovações implementadas por esse tipo de tecnologia possibilita a detecção precoce de doenças e predição de surtos, tornando nosso sistema de saúde mais efetivo”, apontou.

Neste sentido, ao contemplar redes voltadas para o desenvolvimento de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial nos segmentos de saúde, educação, cidades inteligentes e transição energética, o presente edital se mostra em sintonia com os desafios sociais e econômicos mais atuais e urgentes. A iniciativa pode auxiliar no processo de diversificação da economia fluminense, e, ao não se restringir a um setor específico, explorando um cluster de tecnologias pervasivas capaz de apoiar de forma transversal diversos setores e atividades econômicas, contribui para consolidar a atuação da FAPERJ em torno de missões, alinhada com as melhores práticas internacionais de política de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Confira a lista das redes contempladas:

Resultado: Apoio a Redes Temáticas de Inteligência Artificial

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes