O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ anuncia resultado do programa Espaço Escola Inovadora
Publicado em: 04/03/2021

FAPERJ anuncia resultado do programa Espaço Escola Inovadora

Por Ascom Faperj

A direção da FAPERJ anunciou, nesta quinta-feira, 4 de março, a divulgação do resultado do Programa Espaço Escola Inovadora – 2020. Lançado na primeira quinzena de novembro passado, o edital visa promover a inclusão social e a inserção produtiva da população do Estado do Rio de Janeiro, através da atualização das ferramentas de comunicação digital da sociedade e das novas demandas do mercado de trabalho, especialmente na situação pós-pandemia da Covid-19. Foram contempladas duas propostas, uma delas vinculada à Universidade do Grande Rio (Unigranrio) e a outra à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Os projetos irão resultar na realização de diversos cursos para a população em shoppings próximos às instituições. Pela Unigranrio, os cursos terão enfoque em informática, com o objetivo de promover a capacitação profissional para a comunidade. Já pela Uerj, serão oferecidos sete cursos para crianças, jovens e idosos, também na área da informática, incluindo os seguintes temas: Introdução à robótica, Introdução à Programação de Aplicativos com Metodologia de Ferramentas Ágeis, Design para Cidadania Digital, Manutenção de Computadores, Utilização das Redes Sociais para Adultos e Idosos, Vendas por Delivery e Reinserção no Mercado de Trabalho.

Com esse Programa, serão investidos R$ 614 mil reais no apoio à implantação de Centros de Capacitação nas cidades que compõem a Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, a iniciativa contribuirá para o fortalecimento de políticas emancipatórias sustentáveis, com o intuito de possibilitar a inclusão produtiva da população. “Os projetos contemplados permitirão que a população de crianças, jovens, adultos e idosos de cada uma das regiões atendidas pelo programa possa ter acesso a cursos da área tecnológica, e, assim, ter mais chances de entrar ou retornar ao mercado de trabalho nesse cenário pós-pandemia em que vivemos”, afirma Lima Silva.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, lembra que as novas tecnologias já fazem parte do cotidiano das pessoas e por isso é importante capacitar a população para que possam utilizar essas ferramentas. "Nesse sentido, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) tem um papel fundamental de financiar não só a qualificação profissional na área, mas também a democratização do acesso do ambiente digital", disse.

Confira a listagem completa dos contemplados no edital:

Resultado: Programa Espaço Escola Inovadora – 2020

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes