O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 04 a 10 de fevereiro de 2021
Publicado em: 04/02/2021

Notas – Semana de 04 a 10 de fevereiro de 2021

Policlínica Piquet Carneiro da Uerj recebe certificado de boas práticas
A Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPC/Uerj) acaba de receber o selo Covid Free Excelente, certificado que atesta boas práticas na prevenção do coronavírus em diversas áreas de atuação. Emitido no dia 21/01 pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (IBES Internacional), o documento indica que a unidade de saúde da Uerj é um local seguro para os colaboradores e seus pacientes. A certificação, que obteve aprovação nos critérios seguindo os padrões internacionais de avaliação, é válida por um ano. A PPC/Uerj e o Hospital Universitário Pedro Ernesto, que teve 1.200 internações causadas pela infecção, fazem parte do complexo de saúde da Uerj. Em 2021 a Policlínica Piquet Carneiro trabalha com uma meta mais audaciosa, com a implementação de uma gestão de qualidade visando à acreditação hospitalar.

Uerj amplia atendimento para vacinação drive-thru contra Covid-19 no Campus Maracanã
A vacinação drive-thru no campus Maracanã da Uerj passou a funcionar com esquema ampliado nesta quinta-feira (4/2). Foram montadas quatro tendas, com equipes de profissionais de saúde prontos a vacinar a população, além de outras quatro para prestar orientações antes da aplicação. O objetivo do reforço é atender à demanda crescente. Na segunda-feira, primeiro dia da campanha, foram vacinados 162 idosos. Na quarta-feira, o número chegou a 600. Já nesta quinta, apenas até as 11h, cerca de 500 pessoas tinham sido imunizadas. De acordo com o reitor Ricardo Lodi, como a procura cresceu em função da mudança do calendário de vacinação definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma mobilização para aumentar o número de vacinas e tendas disponíveis. A entrada para o drive-thru está sendo realizada pelo Portão 7, na Avenida Radial Oeste, e a saída, pelo Portão 4, da Rua Jornalista Waldir Amaral. O atendimento ocorre sempre das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, seguindo a tabela estipulada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais da Uenf divulga edital de mestrado e doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) acaba de divulgar edital para o processo seletivo destinados ao Mestrado e ao Doutorado. São ofertadas 15 vagas para o Mestrado e 17 vagas para o Doutorado. As inscrições se iniciam nesta quinta-feira, 04/02, e se encerram no dia 05/03. EDITAL PPGCN – aqui; Anexos EDITAL PPGCN – aqui

Saúde Amanhã discute o Brasil depois da pandemia de Covid-19 em seminário online
A rede Brasil Saúde Amanhã, vinculada à Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, promove dia 8 de fevereiro, das 10h às 12h, o seminário on-line O Brasil depois da Pandemia: Futuro do Estado Social, Administração Pública e Instituições de Saúde. O evento será transmitido pelo canal da VideoSaúde da Fiocruz no youtube e pretende responder questões que afligem a sociedade, entre elas: Como será o Brasil depois da pandemia de Covid-19? Qual o futuro possível para o estado de bem-estar social? Quais os rumos da administração governamental no horizonte dos próximos 20 anos? Como evoluirão as organizações de saúde e o trabalho em saúde nas próximas décadas? Durante o evento, serão apresentados três estudos inéditos desenvolvidos para a iniciativa Brasil Saúde Amanhã, que posteriormente serão publicados como Textos para Discussão, disponíveis em acesso aberto no portal Saúde Amanhã. O seminário será apresentado pelo coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, o sanitarista Paulo Gadelha, e o debate terá a moderação do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Para assistir, acesse www.saudeamanha.fiocruz.br

Matriz comum de competências do diretor escolar em discussão
No dia 8 de fevereiro, das 19 às 21 horas, o canal no youtube do Departamento de Educação da PUC-Rio apresentará a mesa “Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar: Uma Proposta em Discussão”. O evento apresentará e discutirá o tema em diálogo com as Diretrizes do Plano Nacional de Educação e da Lei 14.113/2020 (Fundeb). O objetivo do debate é fornecer parâmetros nacionais para a formação, escolha, acompanhamento e avaliação do trabalho do dirigente escolar. Participarão da apresentação a professora adjunta do departamento de Educação e Coordenadora da Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, Cynthia Paes de Carvalho, bolsista do programa Cientista do Nosso Estado (CNE) da FAPERJ; a professora adjunta do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio),  Ana Cristina Prado de Oliveira, e o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo de Souza, também membro do Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade. Para participar, acesse o link https://www.youtube.com/channel/UCEa29CK9MOHOyk7equKWqZA

Estácio abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Saúde da Família e Odontologia
Estão abertas as inscrições para os programas de Mestrado e Doutorado Profissional em Saúde da Família e para o Mestrado e Doutorado Acadêmico em Odontologia. Os programas são ministrados na unidade Cittá, na Barra da Tijuca, que recebeu investimentos em tecnologia e infraestrutura e é exclusiva para a área de saúde. Os programas são avaliados pelo CAPES com nota 4 e contam com um corpo docente titulado, especializado, com experiência em pesquisa, além de parcerias nacionais e internacionais. Pioneiro no País, o Mestrado Profissional em Saúde da Família da Estácio é coordenado pelo professor Hésio Cordeiro, reconhecido como uma das mais importantes lideranças do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira e pela implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Já o Programa de Odontologia iniciou suas atividades na área de Endodontia como Mestrado Profissional, em 2002, se destacando no campo da pesquisa científica. Para mais informações e inscrições, acesse estacio.br/posmed até 18/02 e  estacio.br/odonto até o dia 21/02.

Escola de Extensão da UFRRJ disponibiliza três novos cursos
A Escola de Extensão (Eext) da UFRRJ está com três novos cursos disponíveis, dois na área de Ciências Humanas e um na área de Ciências Agrárias. Estão sendo oferecidos os cursos “Direitos civis ontem e hoje: um espelho do movimento por igualdade racial”, “O Dilema das Redes” e “Consumo Consciente e Modelos Alimentares” todos com carga horária de 30 horas. As inscrições para os três cursos podem ser feitas de 5 a 9/02 no site da Eext. Os cursos serão online e gratuitos, com vagas limitadas.

CTC/PUC-Rio promove workshop virtual sobre Processamento Estatístico de Sinais
O Centro de Estudos em Telecomunicações (CETUC), do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) promoverá, de 11 a 14 de julho, no formato virtual,  o Workshop de Processamento  Estatístico de Sinais do IEEE 2021 (SSP 2021), cuja organização está a cargo do professor Rodrigo Lamare, do CETUC. O evento é focado nas técnicas de Processamento Estatístico de Sinais e suas aplicações em diversas áreas, como telecomunicações, sistemas eletrônicos, ciência de dados, óleo e gás, aprendizado de máquinas e biomedicina. O workshop IEEE SSP 2021 contará com seis palestrantes internacionais. Os interessados em participar do evento podem submeter seus artigos até o dia 10 de março por meio do link http://ssp2020.cetuc.puc-rio.br/. Os artigos devem envolver os temas abaixo e os selecionados serão divulgados no dia 03 de maio. 

Workshop online LIneA
O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do e-Universo promoverão o workshop online On the Future of Data Centers and eScience Institutes. A reunião contará com representantes de alguns dos mais importantes centros de dados, institutos de e-Ciência e empresas de TI para discutir soluções atuais e novas tendências tecnológicas para acompanhar o crescimento do volume de dados de experimentos modernos como LSST, Euclid e SKA, entre outros. O workshop acontecerá remotamente de 13 a 15 de abril de 2021. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do workshop até o dia 2 de abril. Mais informações: https://workshop2021.linea.gov.br ou pelo e-mail: workshop2021@linea.gov.br

Em fevereiro, VideoSaúde destaca a Covid-19, saúde indígena e transtornos mentais
Na programação de fevereiro, a VideoSaúde reprisa vídeos cujos temas se destacaram ao longo de 2020. Dentre eles, filmes selecionados para a mostra online “Olhares sobre a Covid-19” sobre o hospital de campanha da Fiocruz, a importância da prática de exercícios físicos, a questão do contágio em animais de estimação e a origem do vírus. A questão da preparação de profissionais para atuação em comunidades indígenas, o preconceito atribuído à pessoa com deficiência, a higienização das mãos em ambientes hospitalares e o reconhecido Programa Fio-Chagas, que completou 20 anos em 2020, são outros temas que também valem a pena assistir de novo. O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde (https://www.canalsaude.fiocruz.br/programacao). A partir de segunda-feira, 8/2, o Canal Saúde da Fiocruz oferecerá um novo produto de comunicação: o boletim ciência. Toda segunda, quarta e sexta, ao vivo, no canal saúde oficial do youtube, haverá giro de notícias e entrevista com um especialista e às 19h30 exibição na TV. Depois de quase 150 programas dedicados exclusivamente à pandemia, o boletim corona agora amplia o campo de troca de informações e passa a ser boletim ciência.

CNPq prorroga prazo para submissão de propostas da Chamada RHAE pesquisador na empresa incubada
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou para o dia 26/02 o prazo final de submissão de propostas da Chamada CNPq/MCTI/SEMPI Nº 33/2020 – RHAE – Recursos Humanos em Áreas Estratégicas Pesquisador na Empresa Incubada. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 5 milhões. Estima-se que sejam apoiados pelo menos 55 projetos com recursos do MCTI. As propostas recomendadas e não contratadas poderão ser apoiadas pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) ou outras instituições que apresentarem interesse em financiá-las. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Apoio aos Ambientes Inovadores (PNI) e é promovida pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo CNPq, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Saiba mais em: https://confap.org.br/news/cnpq-prorroga-para-26-02-o-prazo-de-submissao-de-propostas-da-chamada-rhae-pesquisador-na-empresa-incubada/

Firjan promove curso de Design Thinking para Lideranças
A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) promoverá, de 15/03 a 29/03 o curso Design Thinking para Lideranças. Com carga horária de 8h, mais uma hora de mentoria, o curso oferecerá aulas on-line e ao vivo, das 17h às 19h. As inscrições podem ser feitas até 08/03 e o valor do investimento é de R$ 204,00. O Design Thinking envolve encontrar soluções criativas para os problemas, uma habilidade essencial para qualquer pessoa em posição de liderança, e especialmente valiosa em tempos incertos como os que vivemos hoje por conta da Covid-19. Para as empresas que dominam a sua prática, um dos principais resultados é a maior capacidade de conquistar os clientes, construindo confiança e fidelidade. O Design Thinking estabelece uma nova mentalidade baseada no entendimento de que tanto a perspectiva dos seus funcionários quanto a dos seus clientes tem muito valor e, portanto, devem ser colocadas no centro das decisões. E então, oferece ferramentas que auxiliam a construir o caminho para uma empresa ou equipe mais inovadora e assertiva, que se apoia no aprendizado contínuo e na colaboração como principais recursos. Inscrições: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=1JjG0Ork6U6nnfLXp4OZyOTeKOzyLIVOiBdJwJEtBDFUN1ZLU05SWjNLOEVEVjZETUtZWDY2VEVLOC4u

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes