O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital para financiar projetos na área de saúde
Publicado em: 09/12/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança edital para financiar projetos na área de saúde

Em solenidade realizada em 10 de dezembro, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, na Ilha do Fundão, a FAPERJ (representando o Governo do Estado do Rio de Janeiro) lançou edital em parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência e Tecnologia, com o objetivo de financiar projetos científicos, tecnológicos e de inovação na área da saúde no Estado do Rio de Janeiro.
 

Representando a FAPERJ na cerimônia, Jerson Lima Silva disse que o edital sinaliza para a importância da transversalidade na área de pesquisa em saúde. “Na área da ciência básica já alcançamos um nível de excelência internacional e o desafio agora é apoiar e desenvolver pesquisas com aplicações diretas que envolvam os diversos setores da saúde pública”, disse o diretor-científico da Fundação. Para Jerson Lima, é essencial que a pesquisa médica tenha uma interface com os serviços de saúde, visando a melhoria da saúde pública, tanto no tratamento como na prevenção de doenças.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Wanderley de Souza louvou a iniciativa do Ministério da Saúde em apoiar o setor de pesquisa em saúde no estado. “Temos a certeza de que esse edital é apenas o ponto de partida para uma estreita colaboração com o Ministério da Saúde em parcerias futuras”, disse.

O diretor do departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, lembrou que nos países que ocupam a liderança na área de saúde pública, os seus respectivos ministérios da saúde têm papel decisivo no apoio à pesquisa. “Nos países em desenvolvimento, com exceção daqueles de origem anglo-saxã, o quadro é diferente e há ainda pouco envolvimento dos ministérios da saúde em pesquisa. Desde 2003 estamos trabalhando para modificar essa realidade”, disse Guimarães, que também ocupa o cargo de presidente do Conselho Superior da FAPERJ.

Paralelamente à cerimônia de lançamento do edital, professores, pesquisadores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas, do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, aproveitaram a ocasião para celebrar o resultado da última avaliação feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) que atribuiu, recentemente, ao referido programa nota 7 – conceito máximo de acordo com os critérios da instituição.

O edital destinará recursos da ordem de R$ 3.000.000,00 – metade oriunda do Governo do Estado do Rio de Janeiro e metade do Ministério da Saúde – ao Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde. Destes recursos, cerca de um terço será utilizado na implantação de uma rede de pesquisa em métodos moleculares para o diagnóstico de doenças crônicas, degenerativas, infecciosas e parasitárias.


As propostas para concorrer ao edital podem ser apresentadas até 28 de janeiro de 2005 e deverão estar inseridas nos seguintes temas: pesquisa na área de avaliação e incorporação tecnológica em áreas estratégicas da saúde; análise das condições de saúde da população do Estado do Rio de Janeiro; avaliação e monitoramento dos sistemas municipais de saúde; pesquisa em dengue e leishmaniose.

 

Clique aqui para ver o edital

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes