O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apresenta sistema e-FAP em Fórum de C&T
Publicado em: 25/11/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apresenta sistema e-FAP em Fórum de C&T

O presidente da FAPERJ, Pedricto Rocha Filho, apresentou, em Curitiba, na semana passada, durante o Fórum de FAPs e Secretários de C&T, o projeto e-FAP, um sistema informatizado que permitirá aos pesquisadores o envio e o acompanhamento de  solicitações e propostas através da internet.

Atualmente, para se candidatar a uma bolsa, solicitar um auxílio ou realizar uma inscrição num determinado edital, o pesquisador precisa ir ao site da FAPERJ, baixar formulários e entregá-los na Fundação ou enviá-los pelos Correios. O acompanhamento dos processos só pode ser feito por telefone ou via e-mail. Com o novo sistema, será possível fazer solicitações e acompanhar o andamento de processos através de uma simples página web, sem necessidade de download. Também terão acesso ao sistema pessoas que colaboram com a FAPERJ, mas não dão expediente na Fundação, como assessores ad hoc e coordenadores de área.

 

Outra FAP a apresentar um sistema de informatização foi a anfitriã Fundação Araucária, do Paraná. A Fapesp fez sucesso com a demonstração de seu sistema Fapesp.indica, de mapeamento da C&T em âmbito nacional. Já a Facepe mostrou um projeto de criação de um banco nacional de assessores ad hoc e pediu o engajamento de outras FAPs.

 

Presente ao Fórum, a diretora de Administração e Finanças da FAPERJ, Maria Carolina Pinto Ribeiro, considerou a reunião muito produtiva. Ela destacou a proposta de realização, em janeiro, de uma reunião específica para diretores administrativos, setores jurídicos e financeiros de FAPs para a troca de experiências e a busca de uniformização dos procedimentos.

 

Na reunião conjunta entre representantes de FAPs e de secretarias de C&T, o ministro da C&T, Eduardo Campos, valorizou as parcerias entre estados e a União e declarou a intenção de dar continuidade a esses convênios. Os representantes da Finep e do CNPq, órgãos do MCT, fizeram balanços de suas atuações em 2004 e projeções para o ano de 2005. Nesta reunião conjunta também foi apresentado um esboço de proposta para a 3 Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, a ser realizada em 2005.

 

A Lei de Inovação foi o tema da palestra do secretário de Política de Informática e de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia, Francelino Grando. Ele conclamou os estados a apresentarem suas leis estaduais de Inovação, uma vez que o Senado já aprovou a Lei federal.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes