O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Cientistas realizam em tempo recorde sequenciamento genético do Covid-19 no Brasil
Publicado em: 26/03/2020

Cientistas realizam em tempo recorde sequenciamento genético do Covid-19 no Brasil

Por Ascom Faperj*

Em um esforço de pesquisa em rede, cientistas sequenciaram a
genética do vírus Covid-19 no Brasil
 (Foto: Divulgação/LNCC)

A pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos, chefe do Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), sediado em Petrópolis, na Região Serrana, anunciou nesta quarta-feira, 25 de março, que, durante o último final de semana, pesquisadores do LNCC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sequenciaram em tempo recorde (48 horas) os primeiros 19 genomas do Covid-19 de pacientes dos estados do RJ, MG, GO, RS e SP, ampliando a cobertura nacional da vigilância genômica viral.

Essa iniciativa contou com a parceria de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), por meio do projeto Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde) e da Universidade de Oxford, na Inglaterra, além de alunos de pós-graduação brasileiros. De reconhecida liderança no País em sua área de estudos, a pesquisadora Ana Tereza Vasconcelos é bolsista do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ, e tem recebido, ao longo dos últimos anos, apoio para a realização de suas pesquisas por meio de diversos programas de fomento à pesquisa lançados pela Fundação.

As amostras foram coletadas de pacientes atendidos pela UFRJ e pelos laboratórios Hermes Pardini e Símile, de Belo Horizonte. O sequenciamento foi realizado no Laboratório de Bioinformática do LNCC, em Petrópolis. O sequenciamento dos genomas analisados demonstrou geneticamente que o SARS-CoV-2 foi introduzido no Brasil oriundo de diversos países europeus, além de casos importados da China, em menor número. Além disso, as análises genéticas confirmaram a transmissão local do SARS-CoV-2 dentro do nosso País, reforçando a necessidade do isolamento social e testagem como medidas preventivas da transmissão do Covid-19 no Brasil. O projeto conta com o suporte da FAPERJ, FAPEMIG, MCTIC, Cadde e LNCC.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do LNCC

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes