O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa Startup Rio leva jogos digitais à festa do Dia das Crianças da Fundação Pró-Hemorio
Publicado em: 10/10/2019

Programa Startup Rio leva jogos digitais à festa do Dia das Crianças da Fundação Pró-Hemorio

Por Ascom Faperj*

Demonstração de game desenvolvido por empresa contemplada
pelo programa Startup Rio foi destaque (Fotos: Gabriel Lobo/Secti)

Colocando a inovação tecnológica a serviço da solidariedade, o programa Startup Rio disponibilizou uma estação de jogos digitais para a festa de Dia das Crianças realizada pela Fundação Pró-Hemorio, nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, na quadra da Escola de Samba São Clemente, no Centro. Além dos jogos, o Startup Rio arrecadou brinquedos para distribuir às crianças no dia do evento.

Esse apoio à Fundação Pró-Hemorio beneficiou as crianças e suas famílias, entre um e 15 anos, assistidas pela instituição que trata de doenças hematológicas como câncer, anemia falciforme e hemofilia, entre outras. Outras atividades foram desenvolvidas para os pequenos pacientes que estão internados e não podem sair da instituição. Atualmente, a Fundação Pró-Hemorio tem 9.568 assistidos cadastrados em tratamento hematológico. Destes, 1.934 são crianças de até 12 anos.

A estação de jogos digitais do Startup Rio, idealizada para a festividade da Fundação Pró-Hemorio na quadra da escola, contou com tablets, celulares e laptops para as crianças, que se divertiram com os diversos games idealizados pelas startups aceleradas pelo programa. Os desenvolvedores de cada jogo estiveram presentes no evento para explicar a dinâmica das atividades e falar sobre como é desenvolver um game.

Para o coordenador geral do Startup Rio, Paulo Espanha, a iniciativa tem o objetivo de contribuir para a recuperação das crianças. “Idealizamos essa atividade com os jogos digitais visando proporcionar um momento a mais de qualidade de vida, levando alegria e acolhimento para aquelas crianças e suas famílias, que passam por um momento de extrema vulnerabilidade. Estamos muito motivados em cooperar com esta campanha da Fundação Pró-Hemorio”, disse Paulo.

Para o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues, um simples ato de doação pode trazer resultados transformadores. “A solidariedade permite preencher importantes lacunas da sociedade. Juntos, nós da Secti abraçamos essa causa, pois não há satisfação maior do que trazer um sorriso para aqueles que passam por momentos difíceis. Quem puder ajudar, junte-se a essa corrente do bem para fazer o Dia das Crianças mais especial", completou o secretário.

Entre os jogos educativos estava o “Trash World”, desenvolvido em parceria com engenheiros ambientais. O game, competitivo e desafiador, foca no tema de reciclagem e coleta seletiva. Para solucionar um mistério, o jogador deve percorrer várias fases em busca de respostas, enquanto aprende sobre as questões relacionadas à sustentabilidade ambiental.

A festa na quadra da São Clemente também teve outro time de voluntários, que garantiu a alegria dos participantes com pintura, cosplay, apresentação de palhaços e outras brincadeiras. A distribuição dos brinquedos encerrou o dia diferente na rotina de tratamento das crianças.

A quadra da Escola de Samba São Clemente foi o cenário para
as atividades lúdicas em solidariedade à Fundação Pró Hemorio

Segundo a responsável pelo setor de Humanização da Fundação Pró-Hemorio, Mayara Medeiros, a instituição já tem a tradição de realizar três grandes campanhas para organizar as festas para os pacientes: na Páscoa, Natal e no Dia das Crianças. “As crianças já ficam na expectativa das datas e nos cobram pelos convites. É muito interessante. Os pequenos ficam muito felizes e isso impacta na própria recuperação, pois ficam mais alegres e aceitam melhor o tratamento. É uma conquista dos nossos voluntários e parceiros também”, enfatizou Mayara.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo. Hoje, cerca de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Sobre o Startup Rio

Criado há seis anos, o programa Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital no Estado do Rio de Janeiro é uma iniciativa Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a FAPERJ. Seu objetivo é fomentar a cultura de empreendedorismo para transformar o Rio de Janeiro em um polo de referência internacional em tecnologia digital.

Atualmente, 46 startups são aceleradas pelo Startup Rio e funcionam gratuitamente no espaço de co-working do programa com mais de 1.000m², no Catete, na Zona Sul. No total, 116 startups já receberam a fomento do Governo. O componente educacional tem a função de apoiar o desenvolvimento dos projetos e de uma cultura empreendedora, de forma dinâmica e completa, utilizando técnicas de ensino modernas e inovadoras especialmente desenhadas pela equipe do programa para empreendedores.

*Com a colaboração da Assessoria de Comunicação do Programa Startup Rio

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes