O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Secti apresenta programação do Demo Day para reforçar parcerias
Publicado em: 09/11/2016
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Secti apresenta programação do Demo Day para reforçar parcerias

Secretário Tutuca fala sobre o Demo Day em encontro
com investidores (Fotos: Lécio Augusto Ramos)

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) acaba de dar mais um passo rumo ao Demo Day, quando os empreendedores do Startup Rio demostram suas ideias aos investidores. Nesta quarta-feira, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio), no Centro, a Secti apresentou a programação parcial do evento e a parceria com o Museu do Amanhã, onde será realizado o evento, no dia 19 de dezembro, das 9h às 20h. Durante o encontro, que reuniu investidores interessados em apoiar iniciativas inovadoras de base tecnológica, também foi anunciada a parceria com a ACRio e a criação de um novo hub de inovação, iniciativa da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ), que conta com apoio da Secti e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Tutuca, destacou que o Demo Day significa mais do que o dia da demonstração das empresas que participam do Startup Rio, programa desenvolvido pela Secti e apoiado por recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

- Será o grande dia da inovação para o Rio de Janeiro. Temos que pensar um Rio maior do que o Rio do petróleo, buscando soluções criativas. Durante o Demo Day, o poder público vai encomendar oito soluções para diferentes setores, espécies de desafios que vamos lançar aos empreendedores presentes. O novo hub de inovação também caminha neste sentido – disse Tutuca.

No Demo Day, dez microempresas escolhidas entre as 40 finalistas do Startup Rio terão a oportunidade de apresentar um “pitch”, uma demonstração de cinco minutos sobre o seu negócio. Divididas em blocos de cinco, as apresentações estão previstas para ocorrer de forma intercalada com a sugestão de oito desafios, que vão exigir criatividade e conhecimento dos empreendedores. O poder público vai propor aos presentes a busca de soluções em tecnologia para demandas das áreas de saúde, segurança pública e educação. A plateia estimada do evento é de 500 pessoas, entre investidores, empresários, empreendedores e representantes do poder público.

O evento também vai oferecer oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Haverá debates, mesas redondas e uma palestra magna, com um especialista em inovação.  O Museu do Amanhã, que cedeu o espaço para o evento, abrigará estandes das demais pequenas empresas de base tecnológica participantes do Startup Rio, para que todos tenham chances de fazer negócio. Ao final do evento, a Assespro-RJ prestará homenagem às empresas  que mais contribuíram para o desenvolvimento do setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do Estado do Rio de Janeiro em 2016.

 A criação do novo hub de inovação, anunciado durante o encontro desta manhã, funcionará na sede da ACRio, com apoio da Secti e do Sebrae.  O objetivo da Assespreo-RJ é buscar soluções para demandas de diversos setores da sociedade. Neste primeiro momento, o centro de inovação se concentrará em estudar propostas para a área de saúde. 

-O diferencial deste hub é que vamos atacar problemas específicos, para demandas existentes em diversas áreas. Casando demanda e oferta, a ideia é trabalhar em ondas de atividades, cada uma com duração de dois anos. Vamos começar pela saúde, um setor para o qual o Rio tem vocação. Trata-se de um projeto contínuo para a ignição, tração e aceleração de ideias inovadoras – explicou Marcio Lacs, presidente da Assespro-RJ.

Startup Rio - O Demo Day encerra a segunda edição do Startup Rio. Lançado em 2014 com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo e transformar o estado um polo de referência em tecnologia, o Startup Rio já contemplou 110 projetos – 60 selecionados para a edição de 2015 e outros 50 inscritos no processo seletivo de 2014.

O programa faz parte de um conjunto de ações que tem o objetivo de diversificar a economia fluminense. Para diminuir a dependência do setor de óleo e gás, o governo está investindo em inovação na área de tecnologia da informação (TI), segmento para o qual o Estado do Rio tem vocação natural.

Além de hospedar centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas como Microsoft, Dell, Cisco, Siemens e muitas outras, o estado conta com 19 universidades, 21 parques tecnológicos, é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de biodiesel e etanol, responde por 66% das patentes requeridas no Brasil e oferece a maior parte dos cursos de graduação e pós-graduação ligados ao setor de TI no país.

Desde 2014, o Startup Rio desenvolveu 48 microempresas de base tecnológica. Atualmente, 11 geram empregos e pagam impostos, representando R$ 2 milhões de faturamento bruto desde 2014.  O programa capacitou 300 empreendedores e ofereceu mais de 720 horas de cursos, oficinas e mentorias.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes