O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Um Click Fácil para gerenciar sua pesquisa científica*
Publicado em: 26/11/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Um Click Fácil para gerenciar sua pesquisa científica*

Vinicius Zepeda

Tempo para elaborar gastos com insumos de pesquisa pode
ser reduzido com uso do aplicativo
(Foto: Nina Briski)

Em tempo de restrições orçamentárias e alta do dólar, a pesquisa brasileira, bastante dependente de verbas governamentais, é um dos setores que mais sente o efeito da crise. Dependendo em grande parte de insumos importados, o pesquisador encontra grande dificuldade em mensurar seus gastos. Em busca de uma alternativa para minimizar o problema, o empreendedor e capitão de fragata reformado Alfredo de Souza Coutinho Filho desenvolveu, com apoio do programa Auxílio à Projetos de Inovação Tecnológica (ADT1), um aplicativo para gerenciar projetos de pesquisa científica: o Click Fácil Standart.

Essa ferramenta promete auxiliar o pesquisador – e todo aquele que deseja aplicar a gestão administrativa em projetos – a elaborar uma lista de necessidades, com a classificação de itens determinada pela legislação e o resumo financeiro requerido. Já na fase de submissão, a elaboração da lista de insumos necessários ao desenvolvimento do projeto pretendido demanda tempo, uma vez que é preciso que todos os itens estejam com preço e devidamente certificados. O Click Fácil Standart resolve esse problema a partir do Banco de Dados CTSaci. Criado com o auxílio financeiro da FAPERJ e disponibilizado na web, nele o pesquisador pode escolher os insumos que deseja adquirir – em muitos casos, já com os preços tirados de licitações públicas realizadas no Brasil.

Para Coutinho, o desafio em adquirir esses insumos são suas especificidades, saber onde se pode encontrá-los e a que preço. Ao contrário do que acontece com o consumidor que vai ao supermercado, não existem amostras desses produtos no mercado e nem é fácil saber seus preços. Na maioria dos casos, eles sequer estão produzidos para pronta entrega. “As dificuldades na logística de importação contribuem para o chamado ‘custo Brasil’ e atingem milhares de pesquisadores, empreendedores e agentes da inovação”, destaca.

Empreendedorismo na terceira idade

Com mais de 70 anos, Coutinho continua bastante produtivo 
(Foto: Divulgação)  

Hoje, uma expressiva parcela da população chega aos 60 anos com saúde e em condições de trabalhar e produzir. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ativa acima dos 50 anos aumentou 52% nas regiões metropolitanas entre 2003 e 2012. Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apontam que o Brasil possui mais de 18 mil microempreendedores individuais acima de 70 anos, categoria na qual Alfredo Coutinho se encaixa. No caso do empreendedor, além de passar as manhãs no escritório, onde, com ajuda da sua equipe, ele desenvolve e atualiza o portal, parte de seu tempo é dedicada ao Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, instituição reconhecida pelo governo federal como responsável por esclarecer dúvidas sobre a história militar brasileira. “Temos reuniões semanais e nosso trabalho nos faz ler e estudar sempre. Além de militares, contamos também com historiadores entre nossos membros. Universitários de todo o País sempre nos procuram em busca de auxílio para suas pesquisas”, explica.

Com doutorado obtido há mais de 30 anos, Coutinho publicou, em 2004, o livro A pé para Brasília (Editora Relume Dumará, 260 p.). Com apoio do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), da FAPERJ, a obra narra, sob a forma de crônicas, a marcha em homenagem à inauguração de Brasília, realizada por fuzileiros navais do Rio de Janeiro até o Planalto Central. Agora, ele se dedica à redação de novos volumes, um deles dando continuidade à narrativa sobre a célebre marcha; e outro sobre crônicas de seus  tempos como militar.

Para conhecer o Click Fácil Standart acesse: http://www.ctsaci.com.br/cfs/

* Este aplicativo é resultado de uma iniciativa individual de empreendedorismo desenvolvida com apoio financeiro da FAPERJ, mas seu gerenciamento, suporte técnico e a escolha dos seus critérios não são de responsabilidade da Fundação.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes