O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Rede Rio 2 é integrada à Rede Metropolitana de Alta Velocidade
Publicado em: 26/08/2002

Rede Rio 2 é integrada à Rede Metropolitana de Alta Velocidade

Rede Rio 2 é integrada à Rede Metropolitana de Alta Velocidade

O Rio de Janeiro vai fazer parte das Redes Metro- politanas de Alta Velocidade (Remav) do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O anúncio da adesão flumi- nense foi feito pelo diretor- superintendente da FAPERJ, Fernando Peregrino, no último dia 16, durante a abertura do I Workshop do Rio de Janeiro em Redes de Alta Velocidade, realizado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis. A rede é voltada para pesquisadores, estudantes e profissionais que necessitam navegar com mais rapidez e qualidade. A Rede Rio 2, coordenada pela FAPERJ, será o ponto de integração do Estado com a Remav, que é coordenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPQ) e pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP). Sua implantação vem atender às necessidades de empresas, instituições acadêmicas e de pesquisa que desenvolvem atividades como telemedicina, ensino à distância, laboratórios e bibliotecas virtuais.

Na nova rede, a velocidade de transmissão de dados salta dos atuais 2 milhões de bits por segundo para 155 milhões de bits. Além de maior rapidez na transmissão de dados, esta rede representa, sobretudo, maior qualidade. As redes comuns, voltadas para atividades como correio eletrônico, darão lugar a redes multimídia, mais ágeis e com alta definição para transmissão de áudio e vídeo.

De acordo com o professor Márcio Albuquerque, coordenador do workshop, a implantação das redes de alta velocidade, a situação das redes brasileiras, os projetos desenvolvidos no exterior e de que maneira as empresas estão se preparando para utilizar o novo sistema foram os principais temas debatidos durante o evento. O I Workshop do Rio de Janeiro em Redes de Alta Velocidade foi organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), LNCC, Rede Rio de Computadores, RNP, Fundação Oswaldo Cruz, UFRJ, PUC e IMPA. O evento contou com o apoio da FAPERJ, SGI, Fore Systems, IBM, LLS Consulting Co, 3Com, Telemar e Funtat.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes