O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Proteína de feijão no sorvete reduz caloria
Publicado em: 26/08/2002

Proteína de feijão no sorvete reduz caloria

Proteína de feijão no sorvete reduz caloria

Maionese, sorvete e biscoito feitos à base de feijão e soja. A receita não é trivial mas pode tornar-se uma alternativa na mesa do brasileiro. Este é o objetivo da pesquisa que vem sendo desenvolvida na Escola de Nutrição da UFRJ, sob a orientação da professora Cristiana Pedrosa Melo Porto.

Embora seja difícil imaginar, estes produtos têm algo em comum. A pesquisa já comprovou que a vicilina, proteína do feijão fradinho, é um excelente agente emulsificante e está sendo testada como substituta da gema de ovo na fórmula da maionese e do sorvete. Para o consumidor a substituição apresenta duas vantagens, mais proteína e menos caloria.

A pesquisa, que conta com o apoio da FAPERJ, tem como objetivo buscar alternativas para suprir as deficiências na alimentação da população e vem apresentado resultados animadores. Segundo Adriana Moreira Franco, aluna de graduação e uma das integrantes da equipe desta pesquisa, as proteínas de leguminosas são as que mais se aproximam das proteínas de origem animal e consistem em fontes proteícas de baixo custo. Os produtos feitos a partir dos grãos de soja e feijão, se comparados aos similares tradicionais, têm maior quantidade de proteínas e ainda são mais ricos nutricionalmente. A utilização do feijão fradinho neste tipo de pesquisa é inédita e vem apresentando resultados promissores. A proteína isolada de feijão pode tornar maioneses e sorvetes mais lights. Também pode enriquecer massas de biscoitos, bolos e pães.

Também integram a equipe deste projeto as alunas do curso de nutrição da UFRJ, Silvia Fuks e Alessandra Rangel.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes