O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Rio de Janeiro já tem Mapa da Ciência
Publicado em: 26/08/2002

Rio de Janeiro já tem Mapa da Ciência

Rio de Janeiro já tem Mapa da Ciência

Por Erika Franziska


Quem quiser conhecer de perto o sistema científico-tecnológico do Estado do Rio de Janeiro já pode consultar o Mapa da Ciência, lançado pela FAPERJ, que financiou e produziu a publicação.

No catálogo, de 37 páginas, figuram instituições científicas, culturais, centros de pesquisa, arquivos públicos, museus, bibliotecas e até instituições religiosas, como o Mosteiro de São Bento, oferecendo, assim, um amplo leque de opções culturais.

"Com esse trabalho disponibilizamos para a sociedade o acesso às entidades que produzem, mantêm ou disseminam o saber em campos diversos", escreveu Fernando Peregrino, Diretor Superintendente da FAPERJ, na introdução do mapa, que tem texto em português e inglês e que é dividido em três partes:

Uma diz respeito ao Estado do Rio, apresentando 30 instituições espalhadas pelas diferentes regiões; a outra focaliza a cidade do Rio de Janeiro, com 67 pontos de interesse técnico-científico; e a terceira apresenta o mapa do centro da cidade, onde estão localizadas 46 instituições de caráter científico-cultural.

O Mapa da Ciência fornece endereço, inclusive o eletrônico, telefone, horário de funcionamento, tipo de acervo e informações históricas sobre os locais. Ele será distribuído em hotéis, universidades, aeroportos e pontos turísticos.

O jornalista Cássio Leite Vieira idealizou o mapa. O governo do Estado aprovou a idéia e a FAPERJ convocou uma equipe de 20 profissionais para realizar o projeto, que tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Secretaria de Educação e da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro _ a TURISRIO, da Unisys e da Churrascaria Marius.

 O Governador Anthony Garotinho levou alguns exemplares em sua última viagem aos EUA. No Prefácio que ele fez para o mapa, diz: "Esta é a primeira vez que a distribuição geográfica das entidades de ensino superior, de pesquisa científica, de pesquisa tecnológica, de museus e acervos históricos e de agências integrantes do sistema científico e tecnológico do Estado é revelada".

Em sua Versão "0", o mapa ainda tem algumas falhas. Por isso, a FAPERJ convoca a comunidade científica, técnica e acadêmica a fazer críticas e correções para que a Versão 1 seja editada sem erros e imperfeições. A instituição abriu, inclusive, um endereço eletrônico, exclusivamente para coletar as sugestões.

Na Home Page da FAPERJ o Mapa da Ciência também estará disponível. Com recursos multimídia, basta o usuário clicar sobre o prédio escolhido para receber as informações que dizem respeito àquela instituição.

Para Fernando Peregrino, "o Mapa da Ciência é mais do que um mapa geográfico que localiza instituições técnico-científicas. Ele é uma estratégia para a difusão e a popularização da ciência, uma das prioridades da NOVA FAPERJ e do Governo do Estado."

Clique aqui para visitar o Mapa da Ciência



Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes