O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Semana de C&T e Mostra InovaRio levarão ciência ao público
Publicado em: 15/07/2004

Semana de C&T e Mostra InovaRio levarão ciência ao público

De 18 a 24 de outubro, instituições de pesquisa e universidades de todo o Brasil abrirão suas portas para visitação pública, realizando atividades que permitam ao público ter contato direto com a ciência. Iniciativa do MCT, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia mobilizará governos estaduais e municipais, além das diversas entidades científicas e educacionais que trabalham em prol da popularização da ciência.

Serão promovidas oficinas de ciência e arte, noites de astronomia, projeções de filmes científicos em locais públicos, debates sobre temas científicos de interesse geral, festivais e feiras de ciência e cursos de extensão. Paralelamente, cientistas visitarão escolas para conversar com os alunos. A idéia é que o evento seja o pontapé inicial de um projeto de divulgação científica e tecnológica que venha a se tornar tradição no Brasil.

 

Na mesma semana, de 19 a 21 de outubro, será realizada no Rio a Mostra Nacional de Inovação InovaRio, cujo tema é Petróleo e Gás. Promovido pela Firjan, com o apoio da FAPERJ, Petrobras e outras instituições, o InovaRio reunirá empresas e instituições tecnológicas dispostas a expor inovações geradas no país, com recursos próprios ou apoio governamental. O evento, que inclui palestras e debates, também tem como objetivo incentivar parcerias e a abertura de novos mercados. Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para expositores. Para visualizar e imprimir o folder de divulgação clique na imagem ao lado.

 

O conceito de inovação está em franco processo de difusão, estreitando o vínculo entre os meios acadêmico e empresarial, fundamental para o desenvolvimento do país em benefício da sociedade. Multiplica-se a cada dia o número de eventos e iniciativas em torno da inovação nas mais diversas áreas. Um exemplo é a biotecnologia, tema do congresso “Transformando Biotecnologia em Bionegócios”, que será realizado em 15 de julho na Unicamp, em Campinas, São Paulo. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Biotecnologia, já está em sua terceira edição. Serão apresentados 12 projetos nas áreas de saúde e agropecuária, com informações sobre os produtos, seu mercado, o estágio das pesquisas, o que falta fazer e estimativas de investimentos necessários. O congresso destina-se a investidores, empresários e pesquisadores interessados em possibilidades de negócios e troca de informação.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes