O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança edital conjunto com a Swiss National Science Foundation
Publicado em: 19/03/2015
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança edital conjunto com a Swiss National Science Foundation

Escritório da Swissnex Brazil no Rio de Janeiro é a
sexta filial da agência federal suiça e a primeira na
América do Sul (Foto: Divulgação)


Estreitando os laços de cooperação científica do Estado do Rio de Janeiro com a Suíça, a FAPERJ lançou nesta quinta-feira, 19 de março, o seu primeiro edital conjunto com a Swiss National Science Foundation (SNSF), a mais importante agência federal de promoção à ciência e pesquisa nesse país europeu. Intitulado Scientific and Technological Cooperation Program between Switzerland and the State of Rio, o edital vai contemplar, nesta primeira edição, propostas de pesquisa desenvolvidas em colaboração com pesquisadores suíços de acordo com três temas, incluindo: 1) Doenças Negligenciadas – doença de Chagas, febre chicungunha, cisticercose/teníase, dengue, filariose, leishmaniose, lepra (hanseníase), leptospirose, filariose linfática, malária, ickettsiose, esquistossomose, helmintíases, esporotricose, toxoplasmose, tracoma, tuberculose, febre Amarela –; 2) Química, com foco em tecnologias limpas ou nanotecnologia; e 3) Desenvolvimento Urbano.

Para o diretor Científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva, a cooperação bilateral será uma oportunidade de crescimento para ambos os países. “A qualidade da pesquisa na Suíça é elevada. O país teve dezenas de ganhadores do prêmio Nobel nos últimos cem anos e suas instituições primam pela excelência da produção acadêmica, sempre buscando aplicações práticas para os resultados da pesquisa”, ponderou Silva. “O Brasil tem uma ampla produção em Doenças Tropicais, enquanto a Suíça tem expertise em diversas áreas, como biologia molecular, bioinformática e medicina translacional. No caso da Química, o estado do Rio tem grupos de pesquisa e programas de pós-graduação de excelência, com esse foco em tecnologias limpas. A FAPERJ já lançou duas edições do edital Química Verde, sendo pioneira no fomento específico para essa área de pesquisa”, acrescentou.

A assessora de relações internacionais da FAPERJ, Priscilla Haddock-Lobo, também ressaltou a importância da parceria. “O edital para a seleção de projetos de pesquisa conjunta realizados entre pesquisadores fluminenses e suíços, lançado no âmbito do Programa de Cooperação Científica e Tecnológica entre o Estado do Rio de Janeiro e a Suíça, é mais um passo do Estado visando apoiar o impacto da produção científica fluminense através do apoio a pesquisas colaborativas realizadas com parceiros internacionais”, disse Priscilla. Vale lembrar que o Rio de Janeiro é a única cidade em toda a América Latina onde a Suíça instalou um escritório sede para a promoção da ciência, educação, arte e inovação, o Swissnex Brazil.

De acordo com a diretora-executiva da Swissnex Brazil, Gioia Deucher, a escolha da FAPERJ para esse edital conjunto é uma consequência do papel estratégico que o Rio vem assumindo no cenário internacional. “O Rio de Janeiro se tornou um estado prioritário para todas as colaborações na área científica da Suíça, a começar por essa colaboração com a FAPERJ”, disse Gioia. “A cidade do Rio ganhou mais visibilidade ao sediar recentemente a Copa do Mundo de Futebol, mas a capital tem uma papel emergente nas áreas de ciência e educação, com uma alta concentração de instituições de ensino e pesquisa, como a Fiocruz, que já tem diversas parcerias com a Universidade de Basileia, na Suíça”, justificou.

Para Gioia Deucher, parceria é
prova da importância crescente do Rio
 no cenário internacional
(Foto: Divulgação)

Ela destacou a importância dos três temas contemplados no edital. “Na área de desenvolvimento urbano, por exemplo, também temos uma tradição de pesquisas sobre favelas na Universidade Técnica de Zurique, em parceria com instituições do Rio. Na área de doenças negligenciadas, a Fiocruz se destaca e, no caso da área de Química com foco em tecnologias limpas, tanto o Brasil como a Suíça têm uma preocupação com a questão da sustentabilidade e contam com indústrias químicas importantes”, ponderou Gioia. Ela lembrou ainda que o lançamento do edital ocorre menos de um ano depois da inauguração da Swissnex Brazil, no dia 4 de abril de 2014, quando houve a assinatura de uma carta de intenções entre a SNSF e a FAPERJ, que abriu caminho para a assinatura do memorando de entendimento entre as fundações em dezembro passado.  

A Swissnex Brazil é a sexta filial internacional dessa agência federal suíça e a primeira delas a operar na América do Sul, inaugurando um novo foco na busca, pela Suíça, de parcerias internacionais na área de tecnologia e inovação. A rede Swissnex é uma iniciativa da Secretaria de Estado para a Educação, Pesquisa e Inovação, subordinada ao Departamento Federal da Economia, Educação e Pesquisa da Suíça, e funciona como ponto central de intercâmbio entre diferentes disciplinas, instituições e nações. Na última década, a expansão da rede esteve concentrada na América do Norte, com escritórios em Boston (inaugurado em 2002) e San Francisco (2003); e na Ásia, em Cingapura (2005), Shangai (2007) e Bangalore (2009).  

As propostas devem ser preparadas em conjunto por pesquisadores brasileiros e suíços e serem submetidas em língua inglesa, na plataforma da SNSF (mySNF, em www.mysnf.ch). Pesquisadores brasileiros terão acesso ao sistema de submissão eletrônica através do parceiro suíço. Os projetos conjuntos devem envolver pelo menos dois pesquisadores principais, um suíço e um pesquisador vinculado à instituição de ensino e pesquisa sediada no Estado do Rio de Janeiro. Para ser elegível, além do grau de doutor, o pesquisador brasileiro não pode estar inadimplente com a FAPERJ. Cada pesquisador pode participar de apenas uma proposta.

As propostas deverão conter dois orçamentos separados: um solicitado pelo grupo de pesquisa suíço à SNSF, cujo valor máximo deverá ser de SFr 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil francos suíços); e um outro, solicitado pelos pesquisadores fluminenses à FAPERJ, que deve ter um máximo de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), nas seguintes rubricas: equipamentos, material permanente, serviços de terceiros eventuais, passagens e diárias, seguro viagem e taxa de importação (até 18% do valor do bem a ser importado). Além disso, a proposta pode também solicitar à FAPERJ uma bolsa de pós-doutorado por um período de até dois anos ou uma bolsa de doutorado por um período de até três anos; os valores totais da bolsa devem ser incluídos no orçamento submetido à FAPERJ. 

O julgamento das propostas se dará por comitê organizado conjuntamente pela FAPERJ e pela SNSF. Os pesquisadores responsáveis pelas propostas na Suíça e no Estado do Rio de Janeiro estarão sujeitos, respectivamente, aos termos e condições da SNSF e da FAPERJ. A decisão final de recomendar o financiamento é tomada conjuntamente pela SNSF e a FAPERJ. Antes da decisão, cada agência verificará eventuais restrições orçamentárias às propostas qualificadas, de acordo com seus critérios habituais.

Dúvidas de pesquisadores baseados no Rio de Janeiro relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para o e-mail: faperj-snsf@faperj.br.  Dúvidas dos pesquisadores suíços devem ser endereçadas à SNSF através do seguinte endereço: international@snf.ch.

O prazo limite de submissão das propostas será 15 de junho de 2015 e os resultados serão divulgados a partir de 10 de dezembro deste ano.

Veja a íntegra (em inglês) do edital Scientific and Technological Cooperation Program between Switzerland and the State of Rio ou acesse o conteúdo do edital (em inglês) na página da Swiss National Science Foundation

Confira os detalhes da chamada (em português) aqui

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes