O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Entrevista: Remo Ruffini
Publicado em: 26/08/2002

Entrevista: Remo Ruffini

Entrevista: Remo Ruffini

De onde vêm os pulsos abruptos de raios-gama?
Nos modelos usuais, os cientistas fazem uma série de suposições sobre sua origem. Eu colecionei 135 suposições distintas. Grande parte destes modelos não ‘bate’ com os dados observacionais obtidos por satélite. Especialmente com as exigências de energia constatadas a partir das observações do satélite BeppoSAX. Em nosso modelo, não temos este problema energético, e consideramos a energia emitida durante a formação de um ‘buraco negro’. Além disso, pela primeira vez, estamos testemunhando e acompanhando a criação de um ‘buraco negro’ ao longo do tempo.

Como os pulsos abruptos de raios-gama são produzidos, em sua teoria?
Isto acontece em duas etapas. Depois que o ‘buraco negro’ entra em colapso, ele gera matéria e antimatéria ao redor de sua superfície. Estas se aniquilam mutuamente, dando origem aos raios-gama.

Como os raios-gama podem gerar energias tão colossais?
A beleza de nosso modelo teórico reside no fato de ele explicar naturalmente a origem desta energia. Isto porque, na fórmula da massa dos ‘buracos negros’, desenvolvida em 1971, está implícito que até 50% da energia de um ‘buraco negro’ pode ser dele extraída. É a sua energia eletromagnética e gravitacional que é extraída e convertida em pares de matéria e antimatéria, que se aniquilam e formam os pulsos abruptos de raios-gama.

Que lições os incidentes com o BeppoSAX lhe ensinaram no aspecto humanidade?
Não gostaria de parecer místico, mas acredito que existe uma força muito intensa na natureza que usa até os erros dos seres humanos para convertê-los em histórias bem-sucedidas. Isso para mim é realmente misterioso. Existe algo de método nestas tolices. Há mais coisas no mundo do que podemos imaginar em nossa experiência cotidiana.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes