O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Editorial
Publicado em: 26/08/2002

Editorial

Editorial

Respeito ao passado e compromisso com o futuro

Preservar a identidade cultural de um povo é o primeiro passo rumo ao desenvolvimento pleno e o governo do Estado deu uma demonstração inequívoca de que está atento aos anseios da sociedade. Em abril, o governo fluminense concretizou a cessão para o Arquivo Público do prédio onde durante anos funcionou a sede do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). Erguido em 1910, o prédio da Rua da Relação 40 será o futuro abrigo do vasto e significativo acervo guardado pelo Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

A decisão do governador Anthony Garotinho em confirmar o compromisso de cessão do prédio foi motivo de satisfação para a FAPERJ, que sempre esteve ao lado do Arquivo Público em sua luta pelo prédio da Rua da Relação. O relacionamento entre as duas instituições, aliás, vem de longo tempo. Foi da FAPERJ, em 1993, o primeiro apoio financeiro aos pesquisadores do Arquivo.

Ainda no mês de abril, o governo do Estado também demonstrou seu compromisso com o futuro ao realizar o seminário “Cenários e Perspectivas da Biotecnologia”, promovido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e pela FAPERJ. Durante o evento buscou-se diagnosticar as diferentes potencialidades do setor, definir as estratégias de interesse para as políticas públicas em campos relacionados com a Biotecnologia, além de estimular a pesquisa desenvolvida em instituições localizadas em nosso estado.

O seminário foi uma oportunidade a mais para enriquecer intercâmbios com outros estados, por intermédio, especialmente, de ações integradas com o Governo Federal. As contribuições dos participantes serão consolidadas em um “Livro Verde da Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro”, que certamente será de extrema importância para o desenvolvimento futuro da Biotecnologia no Estado.

Antonio Celso Alves Pereira
Diretor-Superintendente da FAPERJ

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes