O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Lançado no Rio portal inédito para proteção de redes
Publicado em: 26/08/2002

Lançado no Rio portal inédito para proteção de redes

Lançado no Rio portal inédito para proteção de redes

Professores e alunos da COPPE propõem jogo-desafio para hackers de plantão

Manter a segurança dos siste- mas de informação é uma preocupação crescente, tanto entre profissionais da área de informática, quanto entre usuários de microcomputadores. Foi justamente com o objetivo de oferecer informações e serviços especializados para a proteção de redes, que o Laboratório de Redes de Alta Velocidade (Ravel) da COPPE lançou o portal www.lockabit.coppe.ufrj.br. A iniciativa conta com financiamento da FAPERJ, por intermédio dos programas Rede Rio de Computadores 2 (Rede Rio 2) e Cientistas do Nosso Estado.

O portal Lockabit, uma das mais completas ações desenvolvidas no Brasil na área de segurança de redes, reúne uma série de informações, que incluem os cuidados a serem tomados contra a ação de hackers. O portal terá, ainda, links com sites especializados em segurança de sistemas. Todo esse conteúdo poderá ser acessado, gratuitamente, pelos interessados.

“A vulnerabilidade das bases de dados ainda é grande, daí a necessidade de serviços como esses oferecidos pelo portal Lockabit, que reúne tecnologia de ponta e atende à demanda pela segurança da informação”, afirma o presidente da FAPERJ, Fernando Peregrino. Desenvolvido nos últimos 12 meses, o portal Lockabit é resultado de intensa pesquisa realizada por uma equipe de professores e pós-graduandos da COPPE e de alunos de graduação da UFRJ, supervisionada pelo coordenador do Laboratório Ravel e coordenador técnico da Rede Rio 2, Luis Felipe de Moraes.

No portal Lockabit, estarão disponíveis, ainda, cases atualizados sobre ataques de hackers e crackers a sites e portais das principais corporações e órgãos governamentais de todo o mundo. “Com o lançamento do portal, o Ravel passa a oferecer uma vasta gama de serviços visando a segurança dos sistemas de informações. Entre eles, destaca-se o Plano de Segurança, que prevê a identificação e análise de riscos, e inclui, também, política de segurança, confidencialidade e conscientização dos usuários, entre outros”, explica Luis Felipe.

A intenção do Laboratório Ravel é oferecer, ainda, a implemen- tação de tecnologias de firewall; sistema de detecção de intrusão; criptografia; antivírus; scanners e capacitação de pessoal. Esses serviços poderão beneficiar os usuários da Rede Rio 2.

Até mesmo os hackers de plantão têm motivos de sobra para acessar o portal. A equipe do laboratório concebeu uma espécie de jogo-desafio, no qual uma máquina do Ravel está disponível para tentativas de invasão. A iniciativa visa a verificar possíveis brechas e, ao mesmo tempo, conferir a habilidade de quem se dispõe a violar a rede. É ver, e tentar!

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes