O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Jovens e crianças surdos ganham CD-Rom de literatura em libras
Publicado em: 28/06/2004
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Jovens e crianças surdos ganham CD-Rom de literatura em libras

A Editora Arara Azul e o Ministério da Educação/MEC lançaram nesta segunda-feira, dia 28 de junho, no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES (Rua das Laranjeiras, 232), o projeto Clássico da Literatura em LIBRAS/Português em CD-Rom. O projeto teve apoio da FAPERJ através do edital Tecnologia na Pequena Empresa (TPE).

Iniciado em 2002, o projeto tem como objetivo apresentar a crianças e jovens surdos uma coletânea de clássicos da literatura universal. Por intermédio de CDs-ROM, as histórias são contadas através da Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS - e em português escrito. Os títulos escolhidos para o lançamento do projeto foram Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll;  Iracema, de José de Alencar; e As Aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi.

“O CD é a primeira tradução no mundo de textos literários para a língua de sinais”, explica Clélia Regina Ramos, idealizadora do projeto e fundadora da Editora Arara Azul. “Já foram feitos CDs de histórias, mas nunca de textos conhecidos como agora”, completa a pesquisadora da UFRJ.

O projeto, segundo Clélia, tem grande importância pedagógica para crianças e jovens surdos. Estes, com a chegada do CD, passam a ter acesso a obras da literatura  universal, podendo desfrutar de textos de qualidade produzidos nas duas línguas com as quais os surdos interagem em seu dia-a-dia.

O CD-Rom, quando executado, mostra uma pessoa falando em libras à esquerda da tela e

à direita o mesmo texto escrito em português. A edição inicial de 3 mil exemplares será distribuída gratuitamente em associações e escolas-piloto de ensino fundamental e médio selecionadas pelo MEC no Brasil. Hoje, há cerca de 15 mil surdos nessas escolas.

Para avaliar os resultados, Clélia está implementando um ambiente virtual para cadastrar os professores usuários e colher informações e impressões. Para o próximo semestre está previsto o lançamento do segundo volume da coleção, com textos de Machado de Assis, Gil Vicente e o clássico do mundo árabe Aladim.
Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes