O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ marca presença na ExpoT&C com estande institucional
Publicado em: 24/07/2014

FAPERJ marca presença na ExpoT&C com estande institucional

 Fotos: Débora Motta

   
  A FAPERJ também esteve presente, dividindo um estande
      com as FAPs de Minas Gerais e do Amazonas

Uma das principais atrações da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) teve início na tarde desta quarta-feira, 23 de julho, e se estende até o dia 27 de julho, em Rio Branco. Trata-se da ExpoT&C, mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne todos os anos centenas de expositores, como institutos de pesquisa, universidades, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em divulgar e difundir novas tecnologias, produtos e serviços. “A ExpoT&C é a maior exposição de ciência e tecnologia do hemisfério Sul. Trazer isso para um estado jovem como o Acre, onde as dificuldades de acesso são imensas, com restrições de mobilidade nas estradas, é um avanço. Estamos trazendo a ciência de ponta para o estado”, disse a presidente da SBPC, Helena Nader, durante a inauguração da mostra. 

Nesse ano, a ExpoT&C conta com uma área de 4.200 m de pavilhões climatizados, onde estão abrigados os estandes dos expositores. A FAPERJ está sendo representada com um estande, construído em uma área de 72 m2, e compartilhado com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Amazonas (Fapeam). O espaço vem estreitando os laços entre as três FAPs e despertando a atenção do público. Em um esforço de aproximação com os pesquisadores regionais, um cadastro está sendo disponibilizado no estande da FAPERJ para que o contato com visitantes seja mantido após o término da Reunião. ”A ideia é ampliar a base de dados dos pesquisadores de outros estados, para que a C,T&I fluminense alcance outros territórios”, disse Marcelo Corenza, funcionário do Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPERJ.

 
       
Ao visitar o estande da Fundação, o ministro Clelio Campolina   
        recebeu um exemplar de
Memórias da FAPERJ

No estande, os visitantes podem consultar e receber material de divulgação dos projetos da Fundação, incluindo exemplares da revista Rio Pesquisa, do Mapa da Ciência do Estado do Rio de Janeiro, livros de resumos dos projetos contemplados em 2013 nos editais Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado; o catálogo das publicações da Fundação lançadas pelo Programa de Auxílio a Editoração (APQ 3); e o livro infantil Turão, dos pesquisadores Alexandre Kellner, Sergio Azevedo, Deise Herouques e Luciana Carvalho, que apresenta em uma linguagem acessível a história de um dinossauro.   

Durante a abertura da ExpoT&C, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, visitou diversos estandes e, ao conhecer o espaço destinado à FAPERJ, recebeu um exemplar do livro institucional Memórias da FAPERJ – A trajetória da agência de fomento à ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro (1980-2013) (24 MB - PDF). A obra relata a história da FAPERJ, desde a sua criação em 1980 até hoje, e traz um relatório detalhado das atividades institucionais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), de 2007 a 2013. Lançada em junho de 2013, em uma edição de 396 páginas, a obra marca os 33 anos da Fundação. O livro descreve os mais de 150 programas/editais lançados.

De acordo com o ministro, a ExpoT&C tem duas missões. Ela ajuda a popularizar a ciência, apresentando de forma lúdica os resultados e produtos do trabalho de diversas instituições científicas e tecnológicas; e faz parte de uma política de    prestação de contas à sociedade da utilização dos recursos públicos destinados à ciência, tecnologia e inovação. “A ExpoT&eC é uma mostra de toda a C,T&I do País, com todas as instituições e FAPs [fundações estaduais de amparo à pesquisa] presentes. Isso é um diferencial para os visitantes. É uma oportunidade da comunidade local saber o que o ministério está fazendo, de forma interativa e dinâmica”, afirmou Campolina.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes