O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação lança mais uma edição do edital Química Verde
Publicado em: 03/04/2014
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação lança mais uma edição do edital Química Verde

Acompanhando a tendência internacional de buscar soluções sustentáveis, a diretoria da FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, 3 de abril, o lançamento do edital Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Química Verde – 2014. O objetivo do edital, lançado pela primeira vez em 2012, é apoiar o desenvolvimento e inovação de produtos e processos químicos ecologicamente corretos, por meio da aquisição e manutenção de equipamentos, execução de pequenas obras de infraestrutura e despesas de custeio previstas nos projetos apresentados.

Os recursos previstos para esse edital são da ordem de R$ 1,5 milhão, definidos na programação orçamentária da FAPERJ, podendo, a critério da diretoria da Fundação, incluir recursos adicionais, dependendo da disponibilidade decorrente de alteração na programação.

Para concorrer, é preciso que tanto o proponente do projeto quanto os pesquisadores integrantes da equipe tenham grau de doutor ou equivalente, produção científica ou tecnológica de qualidade na área objeto da pesquisa, especialmente nos últimos cinco anos, e comprovem vínculo empregatício/funcional em instituições científicas e tecnológicas fluminenses. O projeto será encaminhado pelo coordenador do grupo, com anuência da direção de sua instituição de origem.

Para Peter Seidl, ex-presidente da Fundação e um dos grandes incentivadores para o lançamento de um edital nessa área, o programa é auspicioso para a química brasileira, em particular para o estado do Rio de Janeiro.  “Embora nosso país tenha levado um certo tempo para estabelecer uma estratégia para integrar processos químicos em suas iniciativas, visando ao desenvolvimento sustentável e à distribuição de renda, a recente publicação de Química Verde no Brasil: 2010 - 2030 apontou seus componentes principais e serve de guia para a atuação do governo, empresas e academia nesse sentido”, justificou. 

A submissão de propostas on-line para o edital será de 3 de abril a 22 de maio de 2014. Já a divulgação dos resultados deve ocorrer a partir de 18 de junho desse ano.

Confira a íntegra do edital Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica em Química Verde – 2014

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes