O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas 451 - Semana de 19 a 26 de setembro de 2013
Publicado em: 19/09/2013
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas 451 - Semana de 19 a 26 de setembro de 2013

Divulgação 

           

      Durante o encontro em Portugal, pesquisadores do RJ
       
e SP debateram a criação de uma PPG internacional



FAPERJ e pesquisadores do RJ e SP discutem criação de PPG internacional com a Universidade do Porto
Encontro realizado nesta última segunda-feira, 16 de setembro, na Universidade do Porto – Portugal, reuniu o presidente da FAPERJ, Ruy Marques, e os pesquisadores Francisco Sampaio, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenador do Programa de Pós-graduação (PPG) em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (conceito 5 na Capes), ex-coordenador da área de medicina III (Cirurgia) na Capes, e Lydia Masako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), docente do PPG em Cirurgia Translacional (conceito 6 na Capes) e atual coordenadora da área de medicina III. Eles foram recebidos pelo reitor José Carlos Marques dos Santos, pelos vice-reitores Antônio Marques e Maria de Lurdes Correia Fernandes, pela vice-presidente do conselho científico da Faculdade de Medicina Raquel Soares, pela diretora de cooperação internacional Elisabeth Ribeiro e pela diretora do departamento de patologia e imunologia molecular Maria de Fátima Moutinho Gartner.

Divulgação 
     
     No espaço da Universidade do Porto, Ruy Marques
(ao centro, terno cinza) e a equipe que elaborou o projeto

Na reunião, decidiu-se pela submissão à Capes de um projeto para a criação de um PPG internacional, na área de cirurgia, envolvendo as três instituições, já a se iniciar no segundo semestre de 2014. Para Ruy Marques, o evento foi coroado de êxito: "Fomos muito bem recebidos pelos dirigentes máximos da Universidade do Porto. A nossa proposição encontrou rápida acolhida e vamos, agora, tratar da operacionalização da decisão que tomamos juntos. Estar cercado por eminentes pesquisadores do RJ e de SP, de grande expressão na área da cirurgia, é uma garantia do alcance da ideia que se propõe. Agora, entramos na preparação do projeto para submissão à Capes, que também acolheu muito bem a iniciativa, visando à criação do novo PPG".



Divulgação/Ensp/Fiocruz

     

       Pereira Neto: "Nenhum dos sites alcançou 70%
      de critérios positivos estabelecidos na pesquisa".


Avaliação de sites de saúde divulga resultados
Na última quinta-feira, 12 de setembro, foram apresentados, na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os resultados da avaliação sobre a qualidade das informações disponíveis em 18 sites sobre dengue. Coordenado pelo historiador André Pereira Neto e pelo médico Luis David Castiel, o estudo foi desenvolvido durante os últimos cinco anos, no Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (LAISS), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/Ensp), com apoio da FAPERJ. O objetivo da iniciativa foi analisar as transformações que o acesso à internet pode causar na relação médico-paciente. Ao todo, 20 moradores residentes das comunidades do Complexo de Manguinhos e 10 médicos, envolvendo residentes e pesquisadores da área de dengue da Fiocruz, auxiliaram e participaram da pesquisa. Durante a apresentação dos resultados a respeito da dengue, Pereira Neto destacou que apenas cinco páginas eletrônicas que participaram da avaliação obtiveram mais de 50% de resultados positivos quanto aos critérios estabelecidos, e nenhum dos sites alcançou 70% dos critérios relacionados à abrangência, técnica, interatividade, legibilidade e acurácia. A escolha dos sites a serem avaliados respeitou três critérios. O primeiro deles foi com base em pesquisas feitas no maior site de buscas do mundo hoje: o Google. O segundo foi inserir os sites brasileiros sobre dengue que receberam o selo de qualidade da organização não governamental suíça Health On Net (HON) – uma das mais tradicionais instituições existentes no mundo. O terceiro deles foi a seleção de fontes de informação mantidas por entidades do governo, totalizando três sites. Com os 18 sites a serem estudados definidos, todos os seus conteúdos passaram por avaliações em cinco categorias diferentes: técnica, interatividade, abrangência, acurácia e legibilidade. Pereira Neto ressaltou que mais dois temas já estão sendo estudados para futura pesquisa de avaliação de sites. O primeiro deles é a tuberculose, que contará com a parceria do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp) e o segundo é o aleitamento materno, que, provavelmente, será desenvolvido em conjunto com o Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Além dos resultados e da metodologia, todos os critérios e indicadores desenvolvidos estão disponíveis on-line e podem ser aplicados em outras páginas. Mais informações:
http://andromeda.ensp.fiocruz.br/laiss


   Divulgação

  
  Livro é fruto de tese
 de doutorado na Uenf    
Mobilização de fiéis para fins eleitorais é tema de publicação
As semelhanças e diferenças no potencial de mobilização de fiéis evangélicos e católicos para fins eleitorais são tema do livro "Modernização à brasileira: o tempero pentecostal da política nacional" (editora Outras Letras), do jornalista e sociólogo Gustavo Smiderle. A publicação será lançada na próxima quarta-feira, 25/9, às 17h, no Auditório 3 da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf, Avenida Alberto Lamego, 2000 - Parque Califórnia, Campos, RJ). Publicado pela editora Outras Letras e publicado com apoio do programa de Auxílio à Editoração (APQ 3), da FAPERJ, o livro apresenta o cruzamento de dados quantitativos sobre cultura política e filiação religiosa referentes a cinco regiões metropolitanas (Rio, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Natal), gerados pelo Observatório das Metrópoles, além de informações similares de pesquisas desenvolvidas em Campos e Macaé, no Norte Fluminense. Fruto de tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Sociologia Política da Uenf, o estudo ouviu ainda, em entrevistas semiestruturadas, lideranças religiosas de diferentes perfis nos campos evangélico e católico. Mais informações:
www.uenf.br

Divulgação 

            
      Livro debate relação   
     entre RAP e literatura

Livro aborda universo da literatura marginal brasileira
Na próxima segunda-feira, 23 de setembro, a partir das 19h, a livraria Blooks (Praia de Botafogo, 316, galeria do cinema Unibanco Arteplex) irá sediar o lançamento do livro Escritos à margem, de Paulo Roberto Tonani do Patrocínio. Publicada pela editora 7letras, com apoio do programa Auxílio à Editoração (APQ 3), da FAPERJ, a obra investiga a presença de autores periféricos, como Ferréz, Allan Santos da Rosa e Sérgio Vaz, no cenário cultural contemporâneo. Orestes Barbosa, Antônio Fraga, João Antônio e Marcelino Freire são outros escritores estudados, numa obra que analisa a literatura feita por minorias, discute a noção de "cânone marginal", e ainda coloca em diálogo a relação entre rap e literatura. Com uma linguagem clara e um olhar agudo e singular, Paulo Roberto observa como a periferia urbana ocupa hoje, paradoxalmente, um espaço central na produção discursiva brasileira, revelando o quanto esse território marginal é precioso para a reflexão crítica sobre a cena literária atual. Mais informações: 2237-7974 e
www.7letras.com.br

Livro homenageia um dos maiores linguistas brasileiros: Mario Martelotta
O livro Linguística Centrada no Uso: Uma Homenagem a Mario Martelotta, com organização de Maria Maura Cezario e Maria Angélica Furtado da Cunha será lançado em 24 de setembro, terça-feira, às 19 horas na Blooks Livraria (Praia de Botafogo, 315). Lançado pela Mauad Editora, o livro recebeu recursos do programa Auxílio à Editoração (APQ3) da FAPERJ. A obra traz contribuições para a linguística em geral e, em particular, para a linguística funcionalista norte-americana, que na atualidade, com os aportes advindos das ciências cognitivas, ganha o rótulo de Linguística Centrada no Uso (LCU), cunhado por Mário Martelotta em seu último livro. A obra reúne trabalhos de pesquisadores brasileiros que fizeram parcerias com o Mario Martelotta em diferentes momentos de sua trajetória. Mais informações: www.mauad.com.br

INCT Observatório das Metrópoles cria Índice de Bem-Estar Urbano
Como medir as diferenças relacionadas aos serviços de mobilidade, habitação, atendimento de serviços coletivos e de infraestrutura urbana nas principais metrópoles brasileiras? Pensando nisso, pesquisadores ligados ao Instituto Nacional de Ciência & Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles estão promovendo o lançamento do livro "Índice de Bem-Estar Urbano – Ibeu" com o propósito de apresentar a atores governamentais, universidades, movimentos sociais, veículos de comunicação e sociedade civil de modo geral, um novo instrumento para avaliação e formulação de políticas urbanas para o País. A publicação encontra-se disponível na íntegra, em formato PDF, para download gratuito. O Ibeu procura avaliar a dimensão urbana do bem-estar usufruído pelos cidadãos brasileiros promovido pelo mercado, via o consumo mercantil, e pelos serviços sociais prestados pelo Estado. Por meio do índice é possível analisar indicadores de mobilidade urbana; condições ambientais urbanas; condições habitacionais urbanas; atendimento de serviços coletivos urbanos; infraestrutura urbana. O Índice foi notícia em mais de 30 veículos de imprensa do País - como Folha de São Paulo, Jornal O Globo, Revista Exame (site), TV Globo, CBN, Band News e mais veículos regionais. O INCT Observatório das Metrópoles desenvolve suas pesquisas com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da FAPERJ. Mais informações (arquivo em PDF):
http://www.observatoriodasmetropoles.net/images/abook_file/ibeu_livro.pdf

Ranking mundial de pesquisas científicas põe Brasil em 14 lugar
Os cientistas brasileiros publicaram 46,7 mil artigos científicos em periódicos no ano passado, número que coloca o Brasil em 14 lugar como produtor mundial de pesquisas. Segundo o relatório feito pela empresa Thomson Reuters, isso equivale a 2,2% de tudo o que foi publicado no mundo, em 2012. Nos últimos 20 anos, o país subiu dez posições nesse ranking. A China conquistou o primeiro lugar nesse levantamento, seguida por Estados Unidos, Japão e Europa. O trabalho foi feito em parceria com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Brasil, o ramo científico que mais produziu artigos foi a medicina clínica. No período de 2008 a 2012, foram produzidos quase 35 mil artigos. Os maiores detentores de patentes no país foram a Petrobras e as universidades públicas. De 2003 a 2012, a Petrobras registrou 450 patentes. Logo atrás, veio a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 395 patentes. Em terceiro, ficou a Universidade de São Paulo (USP), com 284 patentes. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vem logo em seguida, com 163 patentes. De acordo com o relatório, a ausência de empresas privadas na lista dos maiores detentores de patentes reflete um aspecto negativo do País. Como a demora na tramitação do processo pode chegar a oito anos, muitas empresas desistem, pois a tecnologia pode acabar se tornando obsoleta antes de a patente sair. Mais informações: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Fapesp ocupa quarta colocação em registros de patentes do País
De 2003 a 2012, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) registrou 140 patentes, número que a coloca na sexta posição entre as dez maiores organizações brasileiras por volume de invenções. É o que indica o relatório Brasil – Atuais desafios e tendências da inovação, resultado de um estudo feito pela empresa provedora de informação Thomson Reuters e divulgado na terça-feira (17/09), durante o workshop Propriedade Intelectual e Inovação: O Impacto no Crescimento do Brasil・@– evento promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), pela Thomson Reuters e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo. A pesquisa também listou os maiores detentores de patentes para o ano específico de 2011, quando a FAPESP obteve 38 registros, o quarto maior volume do país. Mais informações:
http://www.agencia.fapesp.br

Inscrições abertas para o 65 Congresso Brasileiro de Enfermagem
Estudantes, profissionais e pesquisadores da área de saúde interessados em assistir ao 65 Congresso Brasileiro de Enfermagem, que será realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, tem até o dia 30 de setembro para fazer inscrição com desconto. Até o início do evento será possível se inscrever, mas com preços mais elevados. Este ano, o congresso terá como tema Enfermagem e o Cuidado com a Vida. Promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e desenvolvido com apoio da FAPERJ, o congresso contará com a presença de palestrantes nacionais e internacionais, como o ambientalista e deputado estadual Carlos Minc, o ativista Claudio Nascimento, da Secretaria de Estado de Assistência Social do Rio de Janeiro, o professor coordenador principal na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, Manuel Alves Rodrigues, e o historiador inglês Peter Burke. Mais informações:
www.abeneventos.com.br/65cben/inscricoes.html

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes