O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Euraxess Links Brazil: concurso premia novas formas de apresentar ciência
Publicado em: 22/08/2013

Euraxess Links Brazil: concurso premia novas formas de apresentar ciência

Elena Mandarim

 Divulgação

               
       Campanha do evento mostra diferentes formas que o pesquisador 
           pode se inspirar para apresentar sua pesquisa científica
 

Já imaginou um jovem cientista mostrando sua pesquisa em uma encenação de teatro, produzindo uma música para falar de seu trabalho ou ainda apresentando seu estudo com uma coreografia? Essa é a proposta do Euraxess Science Slam Brazil 2013, promovido pela rede Euraxess. Concurso aberto a jovens pesquisadores – de doutorado ou pós-doutorado em curso ou completado há menos de dois anos –, de todas as nacionalidades e de todas as áreas do conhecimento, em atividade no Brasil, seja em institutos e universidades ou em empresas privadas, o  evento premiará o vencedor com passagem e hospedagem para participarem da conferência Euraxess Voice of the Researchers, que terá lugar em Bruxelas, nos dias 21 e 22 de novembro. Iniciativa da Comissão Europeia para promover a mobilidade internacional de cientistas, o evento mantém inscrições abertas somente até 1 de setembro e conta com o apoio da FAPERJ.

O principal requisito é ser criativo e descontraído. Desta forma, os pesquisadores terão a chance de mostrar seus projetos, bem como sua criatividade, diante de membros da comunidade científica, empresarial e do público. De acordo com um dos membros da comissão organizadora, Charlotte Grawitz, o concurso será realizado ao mesmo tempo em outros países, como Estados Unidos e Cingapura. "Todos os vencedores viajarão para participar da  Euraxess Voice of the Researchers", adianta Charlotte.

Segundo Charlotte, os interessados devem enviar um vídeo de três minutos, descrevendo e explicando a performance que será realizada ao vivo no dia do evento. "Cabe ressaltar que a comissão organizadora não vai julgar a qualidade desse vídeo, que pode ser feita por qualquer dispositivo, até mesmo num telefone celular. O objetivo é o candidato apresentar e explicar resumidamente como fará sua apresentação. Os vídeos devem ser enviados para o e-mail brazil@euraxess.net até 1o de setembro", explica a organizadora.

Os participantes terão a liberdade de escolher o estilo dessa apresentação, que pode ser pela dança, canto, desenho, filmes etc., bem como selecionar as ferramentas que usarão para realizá-la, como material de áudio e de vídeo, slides, PowerPoint e quaisquer outros meios disponíveis, ou ainda utilizar equipamentos científicos. Os autores das seis melhores propostas serão convidados, com passagem e hospedagem, para participarem da final do Euraxess Science Slam Brazil 2013, previsto para 24 de setembro, no Rio de Janeiro. "Os seis finalistas terão até 10 minutos para se apresentar em inglês", explica Charlotte.

 Divulgação
              
 O Science Slam vai permitir que pesquisadores   
    mostrem suas pesquisas de forma lúdica
  
   
Charlotte conta que a comissão organizadora disponibiliza uma página no Facebook (https://www.facebook.com/EuraxessLinksBrasil?fref=ts) e um site (http://scienceslambrazil.euraxess.org) para mostrar alguns exemplos de apresentações de concursos ocorridos em outros países, como o Chile, e ainda dão dicas para os pesquisadores de como participar desta edição, que acontece pela primeira vez no Brasil. O desempenho dos candidatos será avaliado pelo público e por um júri composto por representantes de Euraxess Links Brazil e de instituições e empresas de pesquisa e desenvolvimento europeias e brasileiras. A assessora da diretoria Científica da FAPERJ, professora Leila Pontes, será um dos membros da comissão julgadora do evento. Quem tiver interesse apenas em assistir a essas performances, pode se inscrever gratuitamente pelo e-mail brazil@euraxess.net até o dia 15 de setembro de 2013.

Como explica Charlotte, a Euraxess Links Brazil iniciou suas atividades no Brasil em maio de 2013. É uma iniciativa que promove a mobilidade dos pesquisadores e a colaboração em pesquisa e desenvolvimento entre Brasil e União Europeia, atuando como uma   ferramenta informativa e de networking para os pesquisadores europeus sediados no Brasil e brasileiros interessados em colaborar com a pesquisa europeia. Para informação adicional, veja o vídeo de divulgação (http://bit.ly/18aZXVD) e consulte o site do evento: http://scienceslambrazil.euraxess.org

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes