O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > São Luís se prepara para receber a 64ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 19/07/2012
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

São Luís se prepara para receber a 64ª Reunião Anual da SBPC

Débora Motta

                             Reprodução
   
  Cartaz da 64 Reunião Anual da
  SBPC: ciência contra a pobreza
Depois da última edição realizada em Goiânia, será a capital maranhense, São Luís, a cidade anfitriã da 64 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrando as comemorações dos 400 anos do município, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade. Priorizando o debate acadêmico sobre inclusão social, o tema central escolhido para o encontro será "Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza".

Uma das atrações da reunião será o espaço reservado à FAPERJ que ocupará um dos estandes da ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia. O espaço será destinado à divulgação das atividades da Fundação junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Serão distribuídos livros editados com apoio da Fundação (APQ3) e material gráfico, como folders e catálogos, além de exemplares da revista Rio Pesquisa. Um vídeo institucional vai apresentar as principais atividades do órgão e um computador estará disponível para os visitantes navegarem pelo site da FAPERJ.

"Cerca de 20 mil pessoas, entre pesquisadores, estudantes, professores, representantes do governo e da sociedade civil, são esperadas no maior evento científico do País e da América Latina. Recebemos aproximadamente nove mil inscrições para apresentação de trabalhos", diz a secretária executiva e uma das integrantes da comissão organizadora da reunião, Margareth Cotrim.

De acordo com ela, o campus Bacanga, da UFMA, foi todo adaptado para o evento. Os prédios receberam melhorias de infraestrutura e as áreas livres ganharam 10 tendas, onde funcionarão estandes para a exposição de trabalhos científicos. Uma das tendas tem seis mil metros quadrados e, dividida em três pavilhões, abrigará a Expo T&C. A mostra reunirá 120 instituições que mostrarão suas iniciativas em ensino, ciência, tecnologia, inovação e cultura.

A programação científica inclui conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. "As atividades vão seguir a linha do debate central, com uma postura propositiva de redução da pobreza e desigualdade social na região", diz Margareth.

Em paralelo, haverá ainda a SBPC Jovem, que visa despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, e a SBPC Cultural, com diversas atividades com foco na expressão regional. Para o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o momento é adequado para se discutir como a ciência e as novas tecnologias, aliadas aos saberes tradicionais, podem resultar em programas e ações para lutar contra a grande disparidade econômica na sociedade.

Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, a reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T. A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.


Evento: 64 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: de 22 a 27 de julho de 2012

Horário: De 10h às 19h

Tema da reunião: Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza

Estandes reservados à FAPERJ:
73, 74 e 75

Local:
campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Programação da reunião:
http://www.sbpcnet.org.br/saoluis/home/

Outras informações:
http://www.sbpcnet.org.br/   

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes