O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Software ajuda a promover desenvolvimento tecnológico no interior do estado
Publicado em: 18/11/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Software ajuda a promover desenvolvimento tecnológico no interior do estado


Débora Motta

                                                                                       Divulgação/Rybius TI
    

     Reprodução da Plataforma Rybius: pelo painel, o usuário pode monitorar o
    funcionamento de redes
 elétricas e o estágio de operação de equipamentos


Um novo software desenvolvido no interior fluminense promete facilitar a gestão de documentação técnica e a monitoração de equipamentos e processos empresariais. Trata-se da Plataforma Rybius. Em um único ambiente e com um só logon, ela centraliza o acesso a diversos sistemas, permitindo ao usuário trabalhar simultaneamente com imagens georreferenciadas, mapas, banco de dados, arquivos CAD, geradores de gráficos, geradores de relatórios, projetos de engenharia, e-mails, aplicações e arquivos plugáveis (applets), e vários outros. Assim, todas as informações referentes a um determinado projeto podem ser acessadas a partir de um único ponto de inter-relacionamento e navegação. O projeto, contemplado pela FAPERJ com o edital Rio Inovação – Pappe Subvenção, está em fase final de elaboração pela empresa Rybius Tecnologia da Informação Ltda. (Rybius TI), sediada em Nova Friburgo, região serrana do estado.


A Plataforma Rybius é uma alternativa flexível para empresas que desejam executar um grande número de projetos ao mesmo tempo e de forma centralizada. De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Marcos Marinho Marconi, a plataforma que integra diversas tecnologias foi inicialmente desenvolvida para atender à demanda da Lafarge Brasil (polo cimenteiro de Cantagalo – RJ), que já aderiu ao software e é cliente da empresa há três anos. A ideia, no entanto, é que ela atenda às necessidades de vários segmentos de mercado. “O conceito de integração das tecnologias possibilita que o usuário acesse diversas informações a partir de um único software. Por isso, a Plataforma Rybius reduz o tempo de atendimento aos chamados em qualquer que seja o segmento do cliente”, destaca Marconi, lembrando que a plataforma pode ganhar mais funcionalidades de acordo com cada caso, para evitar custos com a aquisição de outro software.

Entre as facilidades oferecidas pela Plataforma Rybius que podem ser adotadas nos diversos segmentos está a automação de ações mediante a tecnologia de comunicação sem fio (wireless). “O software permite monitorar equipamentos através de tecnologia wireless, o que ajuda na manutenção e na monitoração inteligente do status de operação dos equipamentos”, explica Marconi. “O software também apresenta um sistema de gerenciamento de calibração integrado que propicia o controle da periodicidade de manutenção dos equipamentos, de forma automática”, acrescenta o especialista em engenharia de sistemas de computação e sócio-proprietário da empresa.

Divulgação/Rybius TI 
      
 Imagem georreferenciada: uma das várias opções de sistemas que podem
 ser acessados na Plataforma Rybius para auxiliar a supervisão operacional  


Para Marconi, o setor de energia pode vir a ser um bom nicho de mercado para a Plataforma Rybius. Isso porque ele está se preparando para incrementar as redes de transmissões de eletricidade com a tecnologia Smart Grid, que incorporam os benefícios de comunicações avançadas e tecnologias da informação na transmissão de dados em tempo real, com o objetivo de permitir um fornecimento elétrico mais adequado, de acordo com a demanda. “Em meio a esse momento, a plataforma pode se tornar uma ferramenta de gestão de informações e de criação de soluções para as Smart Grid, contribuindo tecnicamente na melhoria da qualidade dos serviços fornecidos ao consumidor final”, pondera. “Por meio da automação de processos e de equipamentos, a plataforma gera informações mais precisas para  gerenciamento do controle de demanda do setor elétrico.”


Os impactos do projeto – e a respectiva consolidação da empresa Rybius TI – têm sido positivos para o desenvolvimento da região de Nova Friburgo, contribuindo para aumentar a oferta de empregos e a geração de renda. “Embora existam algumas entidades de ensino superior na região que oferecem formação para a área de tecnologia da informação, não existem empresas suficientes de tecnologia no interior do estado para absorver essa mão-de-obra. Nossa proposta é auxiliar na interiorização da tecnologia e na empregabilidade desses profissionais”, destaca. “Além disso, a Plataforma Rybius utiliza tecnologia 100% nacional e não há nenhum produto similar no mercado”, conclui Marconi.

 

O trabalho já está rendendo frutos. A empresa acaba de ser contemplada na sexta edição do Troféu Top Empreendedor, promovido pela revista Top of Business, que tem como objetivo reconhecer e trazer a público as iniciativas das empresas e profissionais tendo como critérios o talento, a produtividade e a capacidade de empreender. Além disso, a Rybius TI participa do programa de incubação da Origem – Incubadora de Empresas Inovadoras, vinculada ao Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), campus regional de Nova Friburgo.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes