O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas - Semana de 20 a 26 de maio de 2010
Publicado em: 20/05/2010
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas - Semana de 20 a 26 de maio de 2010

Arquivo Pessoal 

       
    Leonardo Koerich:
    prêmio internacional
 
Tese de doutorado apoiada pela FAPERJ ganha prêmio internacional
Estudante de doutorado em Genética na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista da FAPERJ, Leonardo Barbosa Koerich acaba de se tornar o primeiro estudante de um país de língua não inglesa a ganhar o prêmio Larry Sandler, conferido anualmente pela Sociedade Americana de Genética à melhor tese de doutorado sobre abelhas Drosophila. A premiação, foi concedida ao estudante no dia 7 de abril na abertura da Drosophila Research Conference, conferência internacional que reuniu um público aproximado de 1000 pesquisadores em Washington DC, Estados Unidos, ocasião que ele apresentou sua tese "Baixa conservação do conteúdo gênico do cromossomo Y em 12 espécies de Drosophila". Desenvolvida sob orientação do pesquisador e professor da UFRJ Antonio Bernardo de Carvalho, mostrou que o conteúdo de genes no cromossomo Y da mosca-de-fruta Drosophila é muito mais variável do que os outros cromossomos e que, ao contrário do que se acreditava, estes cromossomos estão ganhando genes ao longo da evolução. Os resultados foram publicados em dezembro de 2008 na Nature, uma das mais importantes revistas científicas internacionais.


    

  Desenvolvimento Sustentável será
  a tônica da 4 CNCTI, em Brasília

Inscrições para a 4 Conferência Nacional de CT&I vão até esta sexta
Terminam na sexta-feira, 21 de maio, as inscrições para a 4 Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI). A Conferência acontecerá de 26 a 28 de maio, no hotel Golden Tulip Brasília Alvorada, com o tema Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável. O evento vai analisar os programas e resultados do Plano de Ação para Ciência e Tecnologia 2007-2010 (PACTI 2007-2010), além de encaminhar sugestões para a formulação de uma política de Estado para o setor. A programação inclui sessões plenárias, sessões paralelas e temáticas. De acordo com a organização da 4 CNCTI, já foram recebidas mais de 4 mil solicitações de participação. Os interessados em participar devem preencher um cadastro e o formulário de solicitação da inscrição no site da conferência. Mais informações: www.cgee.org.br/cncti4



 

Enfermaria do Riso celebra dez anos com lançamento de livro
O programa interdisciplinar de formação, ação e pesquisa Enfermaria do Riso, do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), completa dez anos de atividades. Para celebrar uma década de existência e o lançamento do livro “Dez Anos de Programa Enfermaria do Riso”, o grupo apresentará o espetáculo “PalhaSOS” na próxima segunda-feira (24 de maio), às 18 horas, na Sala Paschoal Carlos Magno, também conhecida como Palcão da Escola de Teatro da Unirio. A universidade fica localizada na Av. Pasteur, 436, fundos, Urca. Mais informações:
http://www.unirio.br/

 

Ex-reitor da Uerj recebe título de Cidadão do Rio de Janeiro

O ex-reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Dr. Hésio Albuquerque Cordeiro, irá receber o título de Cidadão do Rio de Janeiro no dia 21 de maio, sexta-feira, às 18h30. A homenagem, conferida pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), deve-se ao reconhecimento por seus serviços prestados com relação à saúde coletiva, a educação e ao desenvolvimento social do Brasil. Hésio Cordeiro foi reitor da Uerj de 1992 a 1995, professor da Faculdade de Ciências Médicas e um dos fundadores do Instituto de Medicina Social da UERJ.  A cerimônia será realizada no Plenário Barbosa Lima Sobrinho do Palácio Tiradentes, localizado à Rua Primeiro de Março, s/n.

 

LNCC comemora 30 anos com workshop
Estão abertas até 30 de maio o prazo para envio de inscrições dos interessados em participar do workshop "Descobertas Recentes e Perspectivas em Bioinformática e Genômica", evento que se realizará nos dias 1 e 2 de julho. O evento busca reunir universitários, pós-graduandos, pesquisadores e professores com atuação na Bioinformática, Biotecnologia, Computação, Genética, Genômica, entre outras áreas relacionadas. Além disso, três datas importantes celebradas em 2010 vão ser comemoradas nesse evento: 30 anos do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC); o aniversário de 80 anos do pesquisador Darcy Fontoura de Almeida; e os 10 anos do Laboratório de Bioinformática do LNCC (Labinfo/LNCC). Mais informações:
http://www.labinfo.lncc.br/lab10anos

 

Exposição conta história do Parque Nacional da Tijuca
A história da área de proteção ambiental do Parque Nacional da Tijuca será contada na mostra permanente "Uma floresta na Metrópole", que será inaugurada nesta sexta-feira, 21 de maio, no espaço do parque. A mostra, aberta gratuitamente ao público diariamente de 9h às 17h, ficará no centro de visitantes do espaço (Estrada da Cascatinha, 850, Alto da Boa Vista) e contará, por meio de jogos, textos, vídeos e ilustrações, a história do parque mais visitado do País. Entre os destaques da mostra, está uma maquete interativa do espaço. Planejada há cerca de oito anos pela analista ambiental e coordenadora cultural do parque Ana Cristina Vieira, a exposição é também um marco na história da instituição, que comemora 50 anos de criação e 150 anos de reflorestamento em 2011. Fundado em 6 de julho de 1961, o Parque Nacional do Rio de Janeiro teve seu nome alterado em definitivo para Parque Nacional da Tijuca em 1967. Composto por diversas espécies do bioma da Mata Atlântica, é uma floresta tropical em plena área urbana que contribui, entre outras coisas, com a manutenção das temperaturas e o abastecimento de água do Rio de Janeiro.

 

CVT inaugurado na Cidade de Deus abre 3.450 vagas em cursos gratuitos
Inaugurado pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste da cidade, está com inscrições abertas em 26 cursos profissionalizantes gratuitos como camareira, barman, garçom, cozinheiro, auxiliar de cozinha, auxiliar de restaurante, copeira, recepcionista hoteleiro, profissional da rotina de departamento pessoal, estoquista, assistente administrativo, recepcionista, operador de telemarketing, promotor de vendas, encanador, bombeiro hidráulico, eletricista predial, ladrilheiro, pedreiro, pintor, carpinteiro de formas, apontador de obras, técnico da informação (Cisco), montagem e manutenção de micros. Há ainda cursos de idiomas com especialização em turismo. Alunos também poderão assistir a aulas de inglês, espanhol e francês. Quem tem o Nível Médio completo pode se inscrever em cursos subsequentes de técnico em cozinha e técnico em edificações. A previsão é que sejam abertas 3.450 vagas até o fim do ano. As chances serão distribuídas via sorteio. O cadastro para o sorteio das oportunidades estará aberto na unidade a partir de segunda-feira, à Avenida Edgard Werneck 1.615, Cidade de Deus. Os interessados devem apresentar identidade, comprovantes de residência e de escolaridade, além de foto 3X4. As inscrições vão até 2 de junho. Jovens e adultos podem se candidatar às vagas. A idade mínima exigida varia de acordo com o curso, entre 16 e 18 anos. O sorteio está previsto para 4 de junho, e as aulas serão iniciadas em 21 de junho. Mais Informações: 2332-4127

 

Finep e CDTI lançam edital para parcerias em inovação tecnológica entre Brasil e Espanha
As inscrições para o Programa do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) 2010, que apoia projetos de inovação desenvolvidos em parceria entre empresas espanholas e brasileiras, já estão abertas. As duas agências de fomento identificarão e selecionarão projetos de pesquisa e desenvolvimento que envolvam tecnologias aplicáveis a qualquer área do conhecimento, desenvolvidos sob coordenação de empresas do Brasil e da Espanha. O processo de seleção terá duas fases. A primeira irá até o dia 9 de julho, com a apresentação das propostas em formulários específicos. Ainda nesta fase, haverá a avaliação conjunta das propostas, entre 12 e 31 de julho. A segunda fase acontece de 2 a 29 de setembro. As empresas que tiveram suas propostas selecionadas apresentarão os projetos de acordo com as cláusulas e condições do programa, juntamente com cópia do Termo de Parceira Técnica, a ser celebrado nas condições apresentadas na primeira fase. O orçamento das propostas apresentadas no Brasil deverá ser entre R$ 1 milhão e R$ 80 milhões e, na Espanha, superior a 250 mil euros. Mais informações (arquivo em PDF):
http://www.finep.gov.br/DCOM/Programa%20CDTI-FINEP/CHAMADA%20CDTI%20FINEP%202010%20Br-1.pdf

 

Ibram realiza Semana Nacional de Museus
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura (MinC) promove a 8 Semana Nacional de Museus. Os eventos iniciaram-se em 17 de maio e prosseguem até domingo, dia 23. A escolha desse período para a realização da Semana é uma homenagem ao Dia Internacional do Museu, que aconteceu em 18 de maio. Com o tema "Museus para harmonia social", a edição 2010 da Semana traz seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes e um diversificado conjunto de atividades em sua programação. Ao todo, serão 1.763 eventos espalhados por todas as regiões do país e abrigados por 588 instituições. Mais informações:
http://www1.museus.gov.br/IBRAM/pag/semana_museus.asp

 

LNLS abre vagas para engenheiro e técnico
O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) abriu vagas para engenheiro de automação e técnico para as linhas de luz. O candidato a engenheiro de automação, se aprovado, coordenará o projeto de implementação de operação remota das linhas de luz e microscopias eletrônicas. Para participar, o interessado deve ter formação superior em engenharia eletrônica, mecatrônica ou automação e controle. São imprescindíveis conhecimentos em sistemas de controle de equipamentos e programação (Java, Python, C ++, Matlab, Delphi VisualBasic, Labview, entre outros), conhecimento em Linux  e inglês fluente comprovado. Os interessados devem mandar currículo com pretensão salarial, ou último salário, para: eng.luz00710@lnls.br. Já o técnico para atuar nas linhas de luz deverá desenvolver atividades de interação e auxílio aos usuários das linhas de luz de difração, desenvolvimento de novas montagens e "setups" experimentais e manutenção das linhas de luz. O candidato deve ter formação superior em física ou nas engenharias física, elétrica, materiais, mecatrônica ouautomação e controle. É preciso ter conhecimentos específicos em programação de computadores, linguagens de programação (Pascal, Fortran, C++, Linux, Matlab, Delphi, Visual Basic, entre outras) e Linux. O profissional deve ter inglês intermediário ou avançado. Os interessados deverão enviar o currículo com pretensão salarial (ou último salário) por e-mail: eng.automacao1410@lnls.br. Mais informações:
http://www.lnls.br/

 

Inscrições para edital sobre segurança alimentar vão até 21 de junho
Selecionar propostas para ampliar e assegurar o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente para nutrir e manter a saúde da população. Este é o objetivo do edital 19/2010, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Ação Transversal e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições vão até 21 de junho. Serão investidos R$ 6 milhões, provenientes do FNDCT/Fundos Setoriais/Ação Transversal, em projetos voltados para o desenvolvimento de Tecnologias Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional que se enquadram em um dos temas e linhas de ação. O candidato deve ter título de doutor e currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo empregatício com a instituição de execução do projeto. As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas On-line , disponível no site da Plataforma Carlos Chagas. Mais informações:
http://carloschagas.cnpq.br/ e http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/019.htm

 

Embrapa Solos comemora 35 anos de existência
Para comemorar os 35 anos da Embrapa Solos, a empresa promove, na próxima quarta, 2 de junho, uma solenidade que terá lugar em seu auditório. Na abertura, às 9h, a chefe da instituição, Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, fará palestra sobre as três décadas da empresa. Às 10h, será inaugurado o Laboratório de Preparação de Amostras de Solos, a que se seguirá o lançamento do livro Compostagem: ciência e prática para a gestão de resíduos orgânicos, do pesquisador Caio Teve, que acontecerá do Espaço Café & Ideias.

 

Seminário na Coppe discute segurança na exploração de petróleo
O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) promove um debate sobre a "Segurança na Exploração e Produção de Petróleo no Mar - Prevenção e Contingência". O seminário será realizado na terça-feira, 25 de maio, às 14h, no auditório do Centro de Gestão Tecnológica (GTEC) da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na Cidade Universitária da Ilha do Fundão. Mais informações:
http://www.coppe.ufrj.br/

 

Hupe promove VII Simpósio de Fisioterapia 
Para apresentar as diversas possibilidades de acompanhamento fisioterápico em oncologia, e mostrar sua contribuição na evolução e alteração de algumas sequelas resultantes de certos tipos de câncer, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) promove, nos dias 21 e 22 de maio, o VII Simpósio de Fisioterapia. Na programação, estão previstas diversas palestras (Atuação da fisioterapia em oncologia; Fisioterapia neurológica aplicada a oncologia; O câncer de próstata e a fisioterapia; O câncer de pulmão), minicursos (Bandagens elásticas: avaliação e utilização em disfunções veno-linfáticas; fisioterapia em pacientes prostatectomizado; abordagem fisioterapêutica nas neoplasias de tórax), além de mesa-redonda sobre Cuidados paliativos em oncologia. Poderão participar profissionais e estudantes de fisioterapia. As inscrições têm valores que variam de R$ 60 a R$ 90, e podem ser realizadas no Setor de Fisioterapia do Hupe. Mais informações: 2587-6251 (de 9h às 16h); e-mail fisiohupe@gmail.com e
www.hupe.uerj.br

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes