O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Manaus vai sediar a 61ª Reunião Anual da SBPC
Publicado em: 09/07/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Manaus vai sediar a 61ª Reunião Anual da SBPC


Débora Motta

 

                                        Divulgação

    
    61 Reunião Anual da SBPC volta
    a colocar em pauta a Amazônia
Após a última edição em Campinas, a 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será realizada de 12 a 17 de julho, em Manaus, no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o tema “Amazônia: Ciência e Cultura”. Uma das novidades desta edição será a participação de todas as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do País, além do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Entre as autoridades que vão prestigiar o evento, estão o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e a reitora da Ufam, Márcia Perales. Estão confirmadas ainda a presença do presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, do seu chefe de gabinete, Roberto Dória, e de seus assessores José Firmino e Egberto Gaspar de Moura.

 

A FAPERJ vai participar com o seu já tradicional estande, que será montado em uma área de 36 m na Ufam. O espaço vai divulgar o trabalho da Fundação junto à comunidade acadêmica e ao público em geral. Serão distribuídos livros editados com apoio da Fundação (APQ3) e material gráfico, como folders e catálogos, além de exemplares da revista Rio Pesquisa. Um vídeo institucional vai apresentar as principais atividades do órgão e um computador estará disponível para os visitantes navegarem pelo site da Fundação. “Além do estande da FAPERJ, apenas a Fapemig, a Fapesp e a Fapeam terão estandes próprios. As outras FAPs estarão alojadas no estande da Confap”, explica a coordenadora do evento, Simone Franco.

 

A reunião mantém-se como um dos principais fóruns brasileiros de debate da política de ciência e tecnologia no País, reunindo cientistas, docentes acadêmicos, estudantes de graduação e pós-graduação, professores de ensino médio e fundamental, autoridades da área e a imprensa. “A previsão é de receber mais de 15 mil pessoas”, diz Simone, acrescentando que o evento terá 175 atividades – entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais, além de cinco sessões de pôsteres, nas quais estão previstas a apresentação de mais de dois mil trabalhos científicos. Serão realizados ainda 49 minicursos.

 

Organizada este ano pela SBPC e pela Ufam, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), a reunião acontece sempre em diferentes capitais do País. A escolha de Manaus como sede desta edição vai colocar em pauta as políticas públicas para o desenvolvimento da C&T na Amazônia, contribuindo para reduzir as desigualdades regionais na produção de C&T. A região também esteve no alvo das discussões na reunião de 2007, realizada em Belém. Os assuntos abordados contemplarão, em sua maior parte, os desafios em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

A maior parte das atividades será dividida em 13 núcleos temáticos: Amazônia: questões nacionais, multilaterais e mundiais; Ano Internacional da Astronomia; Clima, Água e Ambiente; Comunicação (Mídia) Amazônica; Culturas Amazônicas, Conhecimentos Científicos e Saberes Tradicionais; Desenvolvimento da Amazônia; Direitos e Titularidades; Educação; Geoprospecção e Recursos Minerais; História Natural e Humana; Ocupação da Amazônia e Expedições Científicas; Saúde Humana; e Tecnologia: Passado, Presente e Futuro.

 

Em paralelo à programação principal, que inclui propostas de atividades de cerca de 40 sociedades científicas, a reunião ainda terá como atrações a SBPC Jovem, voltada para estudantes do ensino fundamental, médio ou técnico; a ExpoT&C, mostra de projetos de inovação em ciência e tecnologia; a Feira do Artesanato, com ênfase nas expressões e valores artísticos regionais; e a Feira do Livro, espaço para editoras e livrarias universitárias e privadas, com exposição de diversos títulos técnico-científicos.

 

Evento: 61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Data: de 12 a 17 de julho de 2009

Horário: De 10h às 20h

Tema da reunião: “Amazônia: Ciência e Cultura”

Estandes reservados à FAPERJ: 91, 92 e 93 A

Local: campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Programação da reunião: http://www.sbpcnet.org.br/manaus

Outras informações: http://www.sbpcnet.org.br/ 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes