O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Inovação une pesquisadores e empresas
Publicado em: 10/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Inovação une pesquisadores e empresas

A importância da inovação para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro e a promoção de parcerias entre pesquisadores e a iniciativa privada foram tema de palestra proferida nesta quinta-feira, 9 de outubro, pelo diretor-presidente da FAPERJ, Marcos Cavalcanti. Ele e o subsecretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Cavalcanti, participaram da mesa-redonda “Educação empreendedora e tecnologia”, da III Semana da Micro e Pequena Empresa, evento que aconteceu esta semana no Sebrae-RJ, no Centro do Rio.

Marcos Cavalcanti, que também é professor do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da Coppe/UFRJ, anunciou que a FAPERJ lançará em breve o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica, cujo objetivo é incentivar a relação entre universidades e empresas no intuito de transformar produtos com potencial comercial em produtos comercializáveis de fato. Com a ajuda do Sebrae, a fundação vai avaliar e selecionar projetos nas áreas de energia, petróleo, agronegócios e saúde, entre outros, que resultem em soluções que possam ser patenteadas e comercializadas. Será criado também um escritório de apoio à inovação, que além de promover o encontro de inventores com investidores, irá prestar suportes jurídico, técnico e de marketing aos projetos.

 

Para o diretor-presidente da FAPERJ, a elite intelectual brasileira ainda não vê a importância da educação empreendedora para o país. “O mundo quer que o Brasil exporte produtos de baixo valor agregado e importe produtos de alto valor agregado. É preciso mudar isso. O grande valor agregado está no conhecimento”, defendeu, acrescentando que o Brasil já foi a oitava economia do mundo e hoje é a 15a. “Estamos ficando para trás”, alertou.

 

O presidente da FAPERJ destacou que para competir no mercado mundial é preciso ter tecnologia. A seu ver, o país investe mal o pouco que investe em C&T – cerca de 1% do PIB. Segundo ele, o retorno das pesquisas é muito pequeno frente aos investimentos que recebem. “Precisamos dar foco a áreas estratégicas, como a biotecnologia, a tecnologia da informação e pesquisas aeroespaciais”, disse. Cavalcanti deu três exemplos de pesquisas que podem gerar benefícios para a sociedade: a do Luminol, substância capaz de detectar a presença de sangue em locais já lavados, usada em perícias criminais; a da bactéria Gluconacetobacter diazotrophicus, que fixa o nitrogênio em culturas como a da cana-de-açúcar, reduzindo em até 90% os gastos em fertilizantes; e a tinta para cascos de navio, que protege contra ferrugem por até 150 anos.

 

O subsecretário de C,T&I do estado do RJ, Eduardo Cavalcanti, enalteceu o complexo científico e tecnológico do estado. “O Rio de Janeiro produz conhecimento em qualidade e quantidade para dar um salto para o mercado”, afirmou. Ele disse que os empreendedores devem estar atentos à propriedade intelectual e defendeu a adoção do “círculo da inovação” dos produtos: informação, marca, patente, design, marketing e gestão ambiental.

 

Eduardo Cavalcanti destacou que a iniciativa privada pode contar com a comunidade científica do Rio de Janeiro, que tem 16 mil pesquisadores em 19 universidades e centros de pesquisa públicos, além de parques tecnológicos como os do Fundão, da Gávea, de Friburgo (floricultura), Campos (fruticultura) e Pádua (rochas ornamentais). Cavalcanti disse ainda que a SECTI apóia incubadoras de empresas, hoje responsáveis por 2548 empregos no estado. Entre os projetos prioritários, ele citou os de inclusão digital, a infovia e o PLC na escola, que visa à implantação de acesso à internet através da rede elétrica.

 

O objetivo da III Semana da Micro e Pequena Empresa do Sebrae foi apresentar e discutir propostas que garantam maior competitividade aos pequenos empreendedores e às micro e pequenas empresas, ajudando-os a se desenvolver, gerar mais trabalho e renda e promover a inclusão social. A programação incluiu temas como responsabilidade social, exportações, apoio ao crédito, empreendedorismo, tecnologia, eco-eficiência e cidadania. Mais informações no site do Sebrae-RJ.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes