O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Notas – Semana de 16 a 22 de abril de 2009
Publicado em: 16/04/2009
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Notas – Semana de 16 a 22 de abril de 2009

Academia Brasileira de Ciências terá nova sede
Na tarde de terça-feira, 14 de abril, o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis Junior, comunicou oficialmente que a instituição terá nova sede, próxima da igreja da Candelária, no Centro do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito após o governador Sérgio Cabral sancionar a Lei N 5397, aprovada anteriormente pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, cedendo por trinta anos um prédio quase tão antigo como a própria ABC, isto é, quase centenário, localizado na Rua da Alfândega, n 42, onde se encontra atualmente a Secretaria de Fazenda. O edifício foi construído em 1926 pela Companhia Construtora Nacional, empresa dirigida por engenheiros e arquitetos alemães. Na sofisticada sede do Banco Alemão Transatlântico (Deutsche Überseeische Bank) foi utilizado  material totalmente importado, pesadíssimas portas de ferro fundido e bronze, vitrais e mármores de carrara, tornando-se um dos prédios mais luxuosos e modernos da cidade na época.
Mais informações:
http://www.abc.org.br/

Simpósio Internacional do Centenário da Doença de Chagas: inscrições prorrogadas
Foi prorrogado até o dia 1 de maio o prazo de entrega de trabalhos para participar do Simpósio Internacional Comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas. O evento, que será realizado entre os dias 8 e 10 de julho, no Hotel Sofitel Rio (Avenida Atlântica 4.240, Copacabana, RJ) terá a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. Ao longo dos três dias do evento serão debatidos – por meio de mesas-redondas, palestras e sessão de pôsteres – a importância histórica da descoberta, as discussões do corrente conhecimento e os desafios atuais da doença.
Mais informações:
http://www.chagas2009.com.br/

Casa de Rui Barbosa oferece bolsas de pesquisa
Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para concorrer a bolsas que variam de iniciação científica ao pós-doutorado do Programa de Incentivo à Produção do Conhecimento Técnico e Científico na Área da Cultura da Fundação Casa de Rui Barbosa. O objetivo da chamada pública é formar, treinar e capacitar recursos humanos em programas, projetos e atividades de pesquisa, desenvolvimento institucional, tecnológico e de referência em preservação e tratamento técnico de acervos museológicos, arquivísticos, bibliográficos e arquitetônicos da FCRB, assim como nas áreas de pesquisa em história, direito e filologia. Mais informações:
http://www.casaruibarbosa.gov.br/

Secretário de C&T e primeira-dama do estado visitam CVT de São João de Meriti
Na manhã da terça-feira, 14 de abril, o secretário de C&T, Alexandre Cardoso, a primeira-dama do estado, Adriana Ancelmo Cabral, e o diretor do Departamento Geral de Ações Sócioeducativas (Novo Degase, órgão do governo do estado responsável pela reabilitação de jovens infratores), Eduardo Gameleiro, visitaram o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Jardim Araruama, no município de São João de Meriti. O objetivo da visita foi mostrar à primeira-dama o funcionamento de um CVT, uma vez que anteriormente ela havia pedido ao secretário de C&T a implantação de um no local onde funciona o Novo Degase, na Ilha do Governador. Adriana Ancelmo fez questão de conferir de perto cada detalhe do centro vocacional, e conversou com professores e alunos. “Considero o projeto muito bacana, pois é de custo baixo e muito eficiente. Quando inauguramos o nosso no Degase?”, brincou, entusiasmada com a qualidade do trabalho. “É ótimo porque no Degase já temos um espaço bastante apropriado, não serão necessárias muitas obras para a instalação de um CVT; precisaremos apenas adaptar o que já existe”, completou a primeira-dama. O 15 CVT do estado, também sob a responsabilidade do secretário Alexandre Cardoso, será instalado no Centro de Capacitação Profissional (Cecap) do Novo Degase, na Ilha do Governador, que abriga cerca de 2.000 menores, sendo 700 internos e 1.300 em regime de semiliberdade. A vocação escolhida para a nova unidade será construção civil. O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, que também esteve presente ao encontro, deu uma estimativa de valores para o projeto. “Acreditamos que o investimento ficará em torno de R$ 400 mil, verba que virá do governo federal e do estadual através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).” Alexandre Cardoso deu prazo de 90 dias para que o novo CVT seja inaugurado. Também acompanharam a visita na manhã de hoje o subsecretário de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Ciência e Tecnologia Júlio Lagun, a chefe de gabinete do Degase, Kátia Barghigiani, a vice-presidente educacional da Faetec, Maria Cristina Lacerda e a diretora de Desenvolvimento da Educação Básica/Técnica, Leila Bandeira Antunes.

Prefeito de Niterói e secretário de C&T do Rio organizam visita ao CVT de Caxias
Na manhã do próximo dia 28 de abril, terça-feira, uma caravana com a presença dom Prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, do secretário estadual de C&T, Alexandre Cardoso, do secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Niterói, José Raymundo Martins Romêo, entre outros políticos e autoridades fluminenses, visitarão o Centro Vocacional Tecnológico  (CVT) do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Inaugurado no dia 23 de outubro de 2007 pelo governador Sérgio Cabral, o local foi o primeiro CVT do estado. Demoninado CVT-Polímeros o local vem formando mão-de-obra especializada para trabalhar no fábricas do pólo industrial fluminense voltadas para a transformação plástica. Com máquinas de fabricação plástica e outros equipamentos, o centro pode formar uma turma em até seis meses, ao contrário das escolas técnicas convencionais, cujos cursos duram três anos.

Prêmio destacará práticas sustentáveis em 11 municípios do Leste Fluminense
Uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), Centro de Informações do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) premiará ações na área de desenvolvimento sustentável em 11 municípios do Leste Fluminense: Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Itaboraí, Guapimirim, Maricá, Magé, Niterói, Rio Bonito, São Gonçalo, Tanguá e Silva Jardim. A iniciativa, denominada Prêmio de Boas Práticas de Desenvolvimento Sustentável na Região do Conleste, tem como objetivo identificar, promover e divulgar experiências desenvolvidas nos municípios que contribuam para melhorar as condições de vida da população em uma ou mais das seguintes áreas: erradicação da pobreza, desenvolvimento econômico, serviços sociais, gestão ambiental, infraestrutura, comunicações e transporte, habitação, gestão do solo, governança urbana, desastres e emergências, padrões de produção e consumo, planejamento urbano e regional, tecnologia, instrumentos e métodos, infância e juventude, arquitetura e projetos urbanos, terceira idade, utilização da informação na tomada de decisões, água e saneamento, habitação, direitos humanos e HIV–Aids. Podem concorrer ao Prêmio de Boas Práticas ações promovidas por organizações governamentais, agências bilaterais de cooperação, autoridades locais e/ou suas associações, organizações não-governamentais (ONGs), organizações de base comunitária (OBCs), setor privado, instituições acadêmicas e de pesquisa, meios de comunicação, fundações públicas ou privadas, ou ainda pessoa física que apresente uma experiência que atenda aos critérios do concurso. Parcerias entre diferentes representantes presentes na região são valorizadas em particular. Mais informações:
www.unhabitat-rolac.org ou pelo telefone (21) 2629-5982.

Ministros do Meio Ambiente e de C&T lançam Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas no Rio
Os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, lançam nesta sexta (17), no Instituto Jardim Botânico, no Rio, o Painel Brasil sobre Mudanças Climáticas (PBMC). A iniciativa, inspirada no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU, terá até 2012 para produzir um relatório com a atualização completa das bases técnicas e científicas sobre a situação do Brasil frente às mudanças climáticas, os riscos, efeitos e impactos sobre o desenvolvimento do país. Pesquisadores de instituições públicas e privadas brasileiras serão incentivados a organizar e ampliar a produção científica sobre os impactos das mudanças do clima no território nacional. Além de analisar a produção científica, técnica e socioeconômica sobre mudanças climáticas em todos os seus aspectos, o Painel terá a tarefa de colocar esse conhecimento, organizado em forma de relatórios, à disposição da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), dos governos e de todas as instituições e pessoas interessadas no assunto. O lançamento será precedido de encontro entre autoridades científicas de várias áreas, que debaterão a estrutura e os subtemas integrantes do PBMC. A secretária de Mudanças Climáticas do MMA, Suzana Kahn, vai apresentar aos participantes uma proposta de estrutura do Painel, elaborada em parceria com o MCT. Será discutido o estabelecimento de parâmetros científicos e critérios para o processo de indicação e seleção de autores e colaboradores. A reunião servirá, ainda, para que sejam indicados os membros, coordenadores e coordenadores adjuntos dos órgãos que integram o Painel, seus grupos de trabalho e unidades técnicas associadas. Mais informações: www.jbrj.gov.br

Governo japonês oferece bolsas de estudos para brasileiros
Até o mês de maio o Consulado Geral do Japão divulgará em seu site as datas para brasileiros interessados em concorrer a bolsas de estudos para desenvolverem pesquisas ou fazer pós-graduação em universidades do Japão no próximo ano.  Os pré-requisitos para participar do processo seletivo para bolsa são: ter nacionalidade brasileira (com exceção de candidatos com dupla nacionalidade japonesa), idade de até 34 anos (nascidos após 2 de abril de 1975), ter formação universitária (graduação mínima de quatro anos), ou estar apto a se formar no ano corrente ou até junho de 2010, e ter domínio da língua japonesa ou inglesa.
Mais informações:
http://www.sp.br.emb-japan.go.jp/

Bolsas para intercâmbio de doutorandos brasileiros e argentinos
Estão abertas até o dia 18 de maio as inscrições para o processo seletivo para o Programa Colégio Doutoral Brasileiro-Argentino (CDBA), voltado para promover o intercâmbio de doutorandos brasileiros e argentinos de instituições de ensino superior, em regime de co-orientação ou cotutela, em engenharia, agronomia, computação, meio ambiente, ciência dos alimentos, biologia, química, física, matemáticas, astronomia, ciências da atmosfera, geofísica e energias renováveis. As bolsas de estudos terão o valor mensal de US$ 1,1 mil. No Brasil, o programa é executado pela Diretoria de Relações Internacionais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e, na Argentina, pela Secretaria de Políticas Universitárias (SPU). Além da bolsa mensal, são concedidos também auxílio-instalação e passagens aéreas de ida e volta. O Programa CDBA tem duração de 12 a 18 meses e as atividades devem começar em 1 de agosto. Mais informações:
www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/argentina/colegio-doutoral

Revista da USP comemora 20 anos
A nova edição da Revista USP, de número 80, marca os 20 anos da publicação da Universidade de São Paulo (USP). O tema desta edição é “Bibliotecas Digitais/Bibliotecas Virtuais”. A nova biblioteca: o papel e o digital, de Eliana de Azevedo Marques, do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, As bibliotecas digitais e a sociedade da informação: perspectivas para as bibliotecas digitais no Brasil, de Pedro Puntoni, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFLCH) da USP, e Afinal, o que é biblioteca digital?, de Luis Fernando Sayão, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), são alguns dos artigos do dossiê da nova edição. Criada em 1989, por determinação do então reitor José Goldemberg, a revista tinha como missão representar a USP, sendo a única publicação do gênero que recebeu o nome da instituição no título. No primeiro número, em homenagem aos 200 anos da Revolução Francesa, a tiragem de 3 mil exemplares esgotou rapidamente e teve que ser reimpressa.
Mais informações:
www.usp.br/revistausp

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes