O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ lança Instituto Virtual de Fármacos
Publicado em: 02/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ lança Instituto Virtual de Fármacos

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a FAPERJ e os principais laboratórios públicos do setor de farmacologia do Brasil, situados no Rio de Janeiro, lançam nesta sexta-feira, 3 de outubro, o Instituto Virtual de Fármacos – FAPERJ. A apresentação oficial do instituto será realizada ao longo de um workshop, promovido no Centro de Convenções da FIRJAN.

 

            Entre os objetivos do Instituto Virtual de Fármacos (IVF) estão: reunir a competência instalada do setor no Rio de Janeiro; desenvolver de pesquisas em conjunto e firmar parcerias entre os laboratórios. Segundo o coordenador do IVF, professor Eliezer J. Barreiro, o instituto deverá contribuir para recuperar a tradição dos fármacos no Brasil e, também, propor soluções para a questão do acesso da população aos medicamentos.

 

            O valor a ser investido pela FAPERJ no IVF ainda não está definido, mas, de acordo com experiências anteriores, a iniciativa deverá contar com R$ 150 mil em seu primeiro ano e mais a concessão de bolsas para os laboratórios envolvidos. Essa quantia deverá ser utilizada para a implantação do portal do IVF na internet, realização de pesquisas e edição de publicações.

 

O grupo de implantação do Instituto Virtual de Fármacos (IVF) é composto por representantes dos laboratórios do Exército, da Marinha e da Aeronáutica; da Fundação Instituto Oswaldo Cruz; da Farmanguinhos; do Instituto Vital Brazil; da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da Universidade Federal Fluminense (UFF); da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj); e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), entre outras instituições.

 

Ao longo do Workshop Instituto Virtual de Fármacos serão realizadas mesas-redondas, nas quais serão anunciadas as metas de curto prazo do instituto e discutidos temas como a origem e descoberta dos fármacos; empresas e oportunidades; importância estratégica dos laboratórios oficiais; e proteção intelectual.

 

Estarão presentes ao workshop de lançamento do Instituto Virtual de Fármacos – FAPERJ: o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fernando Peregrino; o diretor-presidente da FAPERJ, professor Marcos Cavalcanti; o diretor científico da FAPERJ, professor Jerson Lima Silva; o coordenador do instituto, professor Eliezer J. Barreiro; o presidente do Instituto Vital Brazil, Oscar Berro;  o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Biotecnologia (Abrabi), professor Antonio Paes de Carvalho; e representantes dos laboratórios e instituições integrantes do IVF, entre outros.

 

O Centro de Convenções da FIRJAN fica na Avenida Graça Aranha 1/2 andar – Centro. O evento é aberto a todos os interessados. Veja aqui a programação completa do Workshop Instituto Virtual de Fármacos – FAPERJ.

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes