O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ homenageada em Nova Iguaçu
Publicado em: 02/10/2003
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ homenageada em Nova Iguaçu

O apoio à Escola de Governo da Baixada Fluminense (EGBF) valeu à FAPERJ Moção de Congratulações e Aplausos na Câmara Municipal de Nova Iguaçu. A mensagem encaminhada pelo vereador José Carlos Fonseca foi aprovada no dia 26 de agosto. O documento homenageia a Universidade Federal Fluminense (UFF), gestora da EGBF, e as instituições parceiras: FAPERJ; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

A FAPERJ está apoiando o Curso de Introdução às Ciências Sociais oferecido pela EGBF, cujas aulas foram iniciadas no dia 11 de agosto. O curso, gratuito, tem por objetivo atender a estudantes e profissionais com interesse em obter conhecimentos sobre os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da Baixada Fluminense e desenvolver estudos sobre a região. A iniciativa é destinada a líderes comunitários, representantes de ONGs que atuam no local, representantes de órgãos públicos e secretarias de governo, pesquisadores, professores de ensino fundamental e médio, estudantes de graduação, e demais interessados.

 

As aulas são ministradas na sede da Associação Comercial e Empresarial de São João de Meriti (ACEME) e em Nova Iguaçu por professores da UFF, UFRJ, Uerj e da PUC-Rio, uma vez por semana. O lançamento do curso teve grande repercussão em toda a Baixada Fluminense. Inicialmente, estavam previstas 60 vagas, mas, dada a grande procura, foram matriculados 290 estudantes, o que obrigou a abertura de um novo núcleo da EGBF em Nova Iguaçu. Criada em dezembro de 2002, a EGBF é dirigida pelas pesquisadoras Inês Patrício e Angela Ganem, do Departamento de Economia da UFF.

 

A FAPERJ concedeu 11 bolsas para os pesquisadores que vão atuar no Curso de Introdução às Ciências Sociais, o que corresponde a um valor em torno de R$ 15 mil mensais. O programa do Curso de Introdução às Ciências Sociais abrange tópicos como economia, sociologia, ciência política, antropologia e a economia brasileira, fluminense e da Baixada. As aulas vão se estender até 10 de janeiro de 2004, quando serão realizados um seminário de encerramento e a entrega dos certificados, que serão emitidos pela Universidade Federal Fluminense.

 

Outras informações sobre a EGBF podem ser obtidas em http://www.escoladegoverno.kit.net/escoladegoverno.  

 

 

 

 

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes