O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Simpósio em Seropédica debaterá ciência e tecnologia da madeira
Publicado em: 27/11/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Simpósio em Seropédica debaterá ciência e tecnologia da madeira

Vinicius Zepeda


     Vinicius Zepeda

      
    Temas como a produção e a qualidade da madeira serão
    debatidos durante a realização do 1 Simaderj, na UFRRJ
"O estado do Rio de Janeiro é o segundo maior consumidor de madeiras do país. Porém, no que diz respeito à divulgação das pesquisas sobre o setor madeireiro, a contribuição fluminense é insignificante. A maioria dos eventos realizados aqui aborda apenas a questão ambiental, esquecendo-se de debater aspectos tecnológicos relacionados à produção e à qualidade da matéria-prima." A afirmação é de João Vicente de Figueiredo Latorraca, engenheiro florestal e professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Para minimizar a falta de divulgação de pesquisas sobre o tema no estado, Latorraca e uma equipe de pesquisadores do Departamento de Produtos Florestais da UFRRJ decidiram elaborar o 1 Simpósio de Ciência e Tecnologia da Madeira do Estado do Rio de Janeiro (1 Simaderj). O evento ocorre dia 10 e 11 de dezembro no campus da universidade, no município de Seropédica, região metropolitana do Rio de Janeiro.

João Vicente Latorraca, que também responde pela coordenação geral do 1 Simaderj, lembra que, além da UFRRJ, outras instituições de ensino e pesquisa do estado desenvolvem pesquisas sobre a ciência e a tecnologia da madeira. "Porém, para se manter atualizados sobre o que acontece nesse importante setor, os pesquisadores e estudantes tinham que freqüentar eventos realizados em outros estados como Paraná, Minas, São Paulo e Pará. Já estava na hora do Rio entrar neste circuito", explica. "Pesquisadores de instituições de todo o Brasil, três palestrantes internacionais e estudantes de vários estados estarão presentes", acrescenta.

O 1 Simaderj terá palestras e apresentações de pôsteres dentro de três temáticas principais: metodologias emergentes no estudo da qualidade da madeira, métodos não-destrutivos aplicados ao estudo da madeira e qualidade de matéria-prima para produtos florestais. "No primeiro caso, apresentaremos a vanguarda da pesquisa mundial sobre o assunto. Já o segundo caso, destacamos a apresentação de técnicas para avaliar a qualidade da madeira de modo preciso e rápido, eliminando perdas no processo de controle de qualidade, além de alternativas inovadoras e eficientes para que o consumidor possa adquirir e utilizar uma matéria-prima mais homogênea. Essa é uma tendência mundial, porém ainda deficiente no Brasil. Um exemplo prático é o uso de espectrofotômetros para classificar a madeira por sua aparência. O método possibilita ao consumidor comprar madeiras padronizadas por cores", explica Latorraca.

A importância do setor de móveis para a economia do estado em áreas como a Baixada Fluminense, litorânea e região serrana e, conseqüentemente, a necessidade do desenvolvimento de pesquisas voltadas para aprimorar a qualidade da matéria-prima do setor madeireiro fluminense, também será um dos pontos debatidos durante o evento."O desenvolvimento final do produto está diretamente ligado à qualidade dos plantios e da madeira. Para que possamos agregar maior valor à matéria-prima precisamos desenvolver pesquisas que gerem produtos e empregos por meio do uso de tecnologia de ponta", afirma Latorraca.

O engenheiro florestal e professor da UFRRJ acrescenta que o simpósio passará a fazer parte do calendário de eventos científicos do estado e deve ser realizado a cada dois anos. Ainda durante o 1 Simaderj, uma reunião entre pesquisadores e estudantes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil anunciará a criação da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira. "Seus participantes decidirão, ainda durante o evento, pela criação do 1 Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, que deverá acontecer daqui a dois anos em nosso estado. Neste caso, o congresso acontecerá paralelo ao 2 Simaderj", conclui Latorraca.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes