O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > X Jornada Jovens Talentos reúne em Petrópolis futuros cientistas fluminenses
Publicado em: 06/11/2008 | Atualizado em: 03/02/2022
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

X Jornada Jovens Talentos reúne em Petrópolis futuros cientistas fluminenses


Vinicius Zepeda

Vinicius Zepeda 

       
     Jovens indígenas apresentarão trabalho durante a Jornada


No bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio, jovens detentos do Presídio Evaristo de Moraes participam de um estudo sobre pequenas engenhocas que eles desenvolvem para construir travesseiros, costurar e realizar outras atividades necessárias à subsistência na prisão. No município de Angra dos Reis, litoral fluminense, jovens indígenas da tribo guarani, de Bracuí, vêm desenvolvendo um projeto de resgate da história de seus antepassados. Os projetos descritos são alguns dos mais de 80 trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas de todo o estado do Rio de Janeiro que serão apresentados na X Jornada Jovens Talentos, que acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

O programa Jovens Talentos (JT) foi criado em 1999 e oferece bolsas de pré-iniciação científica a estudantes do ensino médio/técnico da rede pública em universidades e instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado. Atualmente existem cerca de 600 jovens bolsistas JT. Na tarde da última terça-feira, 4 de novembro, o professor Jorge Belizário, coordenador do projeto, participou de um debate sobre pesquisa no país durante o programa Atitude.com, da TV Brasil (antiga TV Educativa), voltado para o público jovem.

Segundo Belizário, a jornada é uma oportunidade para promover o intercâmbio de pesquisas entre estes estudantes, além de comprovar  a qualidade dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos quase 10 anos de existência do programa Jovens Talentos. Outro ponto destacado por Belizário é o aumento do número de apresentações orais e da quantidade de pôsteres que serão apresentados nesta edição. “Até o ano retrasado, todas as apresentações de alunos eram feitas por meio de pôsteres. No ano passado, foi a primeira vez que alguns se apresentaram oralmente. Ao todo foram 19. Já este ano, teremos 36, quase o dobro do ano anterior. O número de pôsteres também subiu de cerca de 60, em 2007, para 80 este ano”, explica Belizário. Ele calcula que entre os alunos participantes, professores-orientadores e visitantes, a X Jornada deverá contar com a presença de 220 a 250 pessoas por dia.

Na abertura, deverão estar presentes o reitor da UCP, José Luiz Rangel Sampaio Fernandes, da vice-presidente de divulgação científica do Cecierj, Mônica Santos Dahmouche, de representantes da FAPERJ, da Eletronuclear, da Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ, UCP, Fiocruz e Faetec, entre outras. “O projeto é extremamente importante para a formação de recursos humanos para pesquisa. Ao começarem desde cedo a participar de pesquisas, estes alunos passam a orientar melhor seu futuro profissional. A jornada é uma primeira oportunidade que eles têm de conhecer outros trabalhos”, explica coordenadora geral de pesquisa e pós-graduação da UCP, Waleska Marcy Rosa, que também participou da organização do evento.

Além de sediar o evento, a UCP ainda terá alunos do seu Colégio de Aplicação apresentando trabalhos. “Estes jovens, que participam aqui em Petrópolis, de um projeto desenvolvido pela universidade nos mesmos moldes do JT, farão três exposições orais e exibirão um pôster. Entre as orais, uma, sob minha orientação, discutirá os aspectos jurídicos e a busca de uma solução para o problema da ocupação irregular do terreno da extinta fábrica Cometa, entre as cidades de Petrópolis e Magé”, explica Waleska. “Quando a fábrica acabou, a direção doou o terreno a seus funcionários e os ajudou na construção de casas no local, como forma de arcar com dívidas trabalhistas. Com o passar dos anos, filhos dos antigos funcionários construíram casas ali, mas depois outras pessoas também invadiram o local, iniciando um processo de favelização. Hoje, essa comunidade ocupa áreas que fazem parte do corredor ecológico que liga o Parque Nacional da Serra dos �“rgãos à Reserva do Tinguá, áreas de preservação ambiental”, acrescenta.

Estudantes residentes da cidade de Bom Jesus de Itabapoana, noroeste fluminense, que desde maio até o final de novembro realizam seminários sobre a qualidade do leite local no Colégio Técnico Agrícola Ildefonso Bastos Borges, da Universidade Federal Fluminense (CTAIBB/UFF), também apresentarão trabalhos. Sobre estes estudantes e moradores da pequena cidade do interior do estado, Belizário chama a atenção para a inclusão social que o programa Jovens Talentos promove. “Ainda existem muitas instituições e estudantes por todo o estado do Rio que não conhecem o JT. E nesse sentido, o acesso ao nosso projeto pode representar um diferencial no futuro dessas populações e até mesmo de pequenas cidades como Bom Jesus, por exemplo”, conclui.

Outros eventos apoiados pela FAPERJ acontecem durante o mês

Além da Jornada Jovens Talentos, diversos outros eventos, nas mais variadas áreas do saber, apoiados pela FAPERJ, ocorrerão durante o mês de novembro. Entre os dias 10 e 12, o campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio, sediará o II Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Documento e Monumento no Antigo Egito. O encontro debaterá, a partir de antigos documentos, a relação entre o poder, a religião, a economia e a sociedade dos três períodos históricos do Egito: o faraônico, o helenístico e o romano. Nos dias 11 e 12 de novembro, o campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), será palco do V Seminário Jovens, Valores e Subjetividades. Voltado para estudantes, profissionais de educação e demais interessados no tema, o encontro tem como objetivo discutir a formação das identidades juvenis na sociedade atual sob a ótica da juventude.

 

No dia 19 de novembro, a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) realizará uma série de palestras e atividades para celebrar o Dia Mundial da Filosofia, instituída pela Unesco em 2002. Entre os dias 20 e 22, o Hotel Sofitel, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro, sediará o XV Congresso do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

O campus da Praia Vermelha da UFRJ servirá, de 25 a 27 de novembro, como local para a realização do I Simpósio de Estudos Contemporâneos (Simpec): Conflito e Identidades – o Oriente Médio e a África em foco. Conflitos e geopolítica, estados pós-coloniais, religião e dinâmicas sociais, sociedades, culturas e identidades são alguns dos principais temas debatidos durante o simpósio. Além desses eventos, diversos outros seminários, simpósios, palestras, encontros científicos acontecerão em novembro com apoio da FAPERJ.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes