O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Fundação anuncia resultado de mais três editais
Publicado em: 18/09/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Fundação anuncia resultado de mais três editais

A diretoria da Fundação anunciou nesta quinta-feira, 18 de setembro, o resultado de três editais: Apoio ao Estudo de Soluções para Problemas Relativos ao Meio Ambiente, teve 29 projetos contemplados; Apoio à Pesquisa Agropecuária no Estado beneficiou 11 propostas; enquanto Apoio à Entidade Estadual de Ciência e Tecnologia – Faetec teve nove aprovados. (Confira os resultados no final da matéria).

Entre os 29 beneficiados no primeiro programa, Apoio ao Estudo de Soluções para Problemas Relativos ao Meio Ambiente, a maior parte foi da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com oito contemplados. A segunda colocação ficou com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), ambas com cinco; seguida, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com três; e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com dois. A Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Colégio Pedro II,Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet Campos), o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Solos) tiveram, cada, um projeto contemplado.

O programa se destina a incentivar projetos voltados ao estudo de problemas ambientais, possibilitando a efetivação de ações públicas para a melhoria da qualidade de vida da população fluminense. De acordo com as regras do edital, as propostas inscritas devem contemplar temas, como educação ambiental, com vistas ao fortalecimento da gestão ambiental, da formação de agentes multiplicadores e da participação da comunidade do Estado do Rio de Janeiro na solução dos problemas relativos ao meio ambiente;  saneamento e saúde, com ênfase em projetos que reduzam o impacto da poluição do ar, das águas e solos; mudanças climáticas e qualidade ambiental; uso do solo, erosão, eutrofização e recursos hídricos; unidades de conservação (florestas, restingas e marinhas), identificação e preservação da biodiversidade; gerenciamento de mananciais, bacias hidrográficas, ecossistemas costeiros e marinhos; modelos de sustentabilidade, com ênfase em estudos sobre a contabilidade e a valoração econômica dos recursos naturais; prevenção do dano ambiental e proteção ambiental, com ênfase no desenvolvimento de tecnologias de proteção e de recuperação do meio ambiente, e de redução dos impactos ambientais, como a segurança química; soluções para problemas sócio-ambientais; estudos de fragmentos florestais; ecoturismo.

Para tanto, o programa dispõe de R$ 5 milhões em recursos, com os quais se poderá financiar material de consumo; material permanente e equipamentos, incluindo componentes e/ou peças de reposição de equipamentos; obras de infra-estrutura e instalações (até 25% do montante solicitado); serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), desde que eventuais (até o limite de 15% do montante solicitado); diárias e passagens (até o limite de 5% do montante solicitado); despesas acessórias de importação e de instalações necessárias ao adequado funcionamento de equipamentos constantes nas propostas.

No edital de Apoio à Pesquisa Agropecuária no Estado, todos os projetos contemplados mantêm vínculo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro). O programa se destina a financiar projetos de pesquisa agropecuária, em áreas relevantes e estratégicas, que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento socioeconômico das diversas regiões e cadeias produtivas do setor agropecuário do estado. Essa verba poderá custear material de consumo; material permanente e equipamentos; obras de infra-estrutura e instalações (até o limite de 25% do montante solicitado); serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), desde que eventuais (até o limite de 15% do montante solicitado); diárias e passagens (até o limite de 5% do montante solicitado); e despesas acessórias de importação.

No edital de Apoio à Entidade Estadual de Ciência e Tecnologia – Faetec, nove projetos foram contemplados. O programa se volta a financiar a implantação, adequação, modernização e otimização da infra-estrutura de laboratórios e demais ambientes tecnológicos destinados à execução de projetos em diferentes áreas da ciência e da tecnologia, apresentados por pesquisadores com vínculo empregatício na Faetec. Esses recursos custearão material de consumo; material permanente e equipamentos; obras de infra-estrutura e instalações (até o limite de 25% do montante solicitado); serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas), desde que eventuais (até o limite de 15% do montante solicitado); diárias e passagens (até o limite de 5% do montante solicitado); e despesas acessórias de importação.

 

Confira a listagem dos contemplados:

Apoio ao Estudo de Soluções para Problemas Relativos ao Meio Ambiente

Apoio à Pesquisa Agropecuária no Estado

Apoio à Entidade Estadual de Ciência e Tecnologia – Faetec

 

Veja aqui a relação completa de editais lançados em 2008.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes