O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Programa TCT: 100 novos bolsistas
Publicado em: 24/07/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Programa TCT: 100 novos bolsistas

Cem projetos foram contemplados pelo Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT), décimo primeiro edital lançado pela FAPERJ este ano. O resultado foi anunciado nesta quinta-feira, dia 24 de julho, pela diretoria da Fundação. Entre os beneficiados, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a que teve o maior número de solicitações aprovadas, com 32. A segunda colocação ficou com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com 22, e a terceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com 13, seguida pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) com 10. No total, doze instituições participantes tiveram propostas selecionadas.

Dentre os projetos que concorreram ao edital, foram contemplados, ainda, pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF); da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); da Pontifícia Universidade Católica (PUC); da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA)*;* da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio) e da Universidade Santa Úrsula (USU).

Devido à importância deste tipo de atividade, foi muito grande o número de propostas ao edital (270), envolvendo diferentes instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro. Foi observada uma demanda altamente qualificada em todas as áreas do conhecimento. Durante a análise das propostas foram priorizadas aquelas que tinham caráter multidisciplinar, de áreas diferentes de pesquisa, assim como a solicitação deveria formalizar o atendimento a vários pesquisadores e seus grupos de pesquisa.

Com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão, o TCT se destina a treinar e aperfeiçoar técnicos de nível fundamental, médio e superior que participem de atividades de apoio a projetos financiados pela FAPERJ. As bolsas outorgadas são de 40h de dedicação e tem diferentes níveis (TCT 1, TCT 2, TCT 3, TCT 4 e TCT 5), de acordo com a qualificação dos bolsistas e o tipo de atividades que estes desenvolverão nos grupos de pesquisa financiados pela Fundação. O programa visa valorizar a formação obtida e facilitar o posterior ingresso dessa mão-de-obra ao mercado de trabalho. A data prevista para o início de vigência das bolsas é dia 1 de setembro de 2008. Os coordenadores dos projetos selecionados devem aguardar o comunicado da FAPERJ, por correio eletrônico, sobre a data de retirada dos termos de outorga.

As propostas foram julgadas por um Comitê Avaliador constituído por pesquisadores renomados de diferentes instituições de pesquisa e estados da federação: Adriana Wagner (PUC-RS), Amélia Cohn (USP), Célia Regina da Silva Garcia (USP), Celma de Oliveira Ribeiro (USP), Ingrid Dormien Koudela (USP), Jônatas Manzolli (Unicamp), José Eduardo Aguilar Nascimento (UFMT), José Renan da Cunha Melo (UFMG), José Renan De Medeiros (UFRN), Luciano Zubaran Goldani (UFRGS), Marcello André Barcinski (USP/Inca), Maria Regina Wolf Maciel (Unicamp), Narendra Narain(UFS) Nestor Schor (Unifesp), Odir Antônio Dellagostin (UFPEL), Renato Carson (UFSC), Roberto David Martinez Garcia (IEAV), Roy Edward Larson (USP), Shaker Chuck Farah (USP), Solange Maria Gennari (USP), Sônia Regina Fiorim Enumo (UFES) e Wander Luiz Vasconcelos (UFMG).

Confira a listagem dos contemplados: Resultado – Programa de Treinamento e Capacitação Técnica (TCT)

Veja aqui a relação completa de editais lançados em 2008.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes