O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > CBPF promove sua VII Escola para discutir temas da física
Publicado em: 03/07/2008

CBPF promove sua VII Escola para discutir temas da física

 Divulgação/CBPF

     
   A sede do CBPF, no bairro da Urca, na Zona 
   Sul do Rio de Janeiro, sediará a VII Escola 

Com mais de 800 interessados, as inscrições para a VII Escola do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do (CBPF) superaram todas as expectativas. "É impressionante esta característica da Escola do CBPF de reunir alunos de todo o Brasil e de alguns países da América Latina. Pena que nossa capacidade operacional gira em torno de 350 vagas. Mas no final do dia, haverá palestras e exposições em que todos poderão participar". A afirmação é do mestre em física e doutor em modelagem computacional, professor Nilton Alves Júnior, um dos organizadores do evento, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de julho com o apoio da FAPERJ.

Realizada a cada dois anos, a Escola do CBPF traz palestrantes nacionais e internacionais responsáveis por debater os mais diversos temas. Nesta edição, o engenheiro industrial Marcelo Portes de Albuquerque ministrará curso sobre a Computação Distribuída em Alto Desempenho, técnica em que várias máquinas são interligadas para que problemas de física - tanto em cálculos quanto em fenômenos do dia-a-dia, como as reações entre dois corpos com temperaturas diferentes, por exemplo - possam ter resultados de maior exatidão.

Algumas novidades estão previstas para esse ano. O Projeto Portinari é uma delas. Uma palestra exibirá a vida e a obra de Cândido Portinari, um dos mais conhecidos pintores brasileiros. A finalidade do projeto é dar oportunidade aqueles que quiserem conhecer o trabalho de Portinari. Outra atividade será A Casa da Descoberta, onde experiências simples explicarão conceitos de física para o público leigo.

Uma preocupação do comitê organizador é a renovação constante dos cursos de graduação e pós-graduação. Esta edição da Escola terá 26 novos cursos, abrangendo praticamente todas as áreas de interesse da física como eletrônica, computação, astrofísica, nuclear, partículas, econofísica, complexidade, magnetismo, cosmologia, altas energias, baixas energias e estado sólido dentre outras. Entre os 26 cursos organizados para esta edição da Escola do CBPF, estão os de Introdução às Nanoestruturas e Nanofabricação; e o de Redes Complexas. O evento acontecerá na sede do CBPF, rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca , no Rio de Janeiro. (www.cbpf.br)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes