O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > FAPERJ apóia modernização do Instituto de Nutrição da Uerj
Publicado em: 28/02/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

FAPERJ apóia modernização do Instituto de Nutrição da Uerj

Vinicius Zepeda

 Vinicius Zepeda

    
  A coordenadora do Laboratório de Fisiopatologia,
  Roberta Brum, realiza experiência com centrífuga

Estudiosos e pesquisadores que trabalham pela ciência fluminense de medicina social, biologia, nutrição, educação física e saúde, tanto em nível de graduação como em pós-graduação, acabam de ganhar um reforço de peso no apoio a trabalhos nas áreas de alimentos e nutrição. Na última sexta-feira, dia 22 de março, foram inaugurados quatro laboratórios e três núcleos de estudos no Instituto de Nutrição (INU) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A aquisição dos novos equipamentos, as obras de infra-estrutura, a montagem de salas, os laboratórios e a reestruturação de alguns espaços foram realizadas graças ao apoio da FAPERJ por meio do Programa de Auxílio à Pesquisa (APQ) e dos editais Pensa Rio e Apoio às Universidades Estaduais do Estado do Rio de Janeiro.

A inauguração das novas dependências contou com a presença do reitor e da vice-reitora da Uerj, Ricardo Vieralves e Christina Maiolli; do diretor-presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques; do chefe de gabinete da presidência da Fundação, Roberto Dória; e do assessor da presidência, Egberto Moura. Em seu discurso, Marques destacou o crescimento dos projetos de pesquisa solicitados pela Uerj: “A demanda da universidade cresceu substancialmente de 2006 a 2007. Acredito que ela será ainda maior em 2008. No mês de março, daremos início ao lançamento de uma série de novos editais", disse Ruy Marques.

Segundo a diretora do INU, Vera Cristina Magalhães, os novos laboratórios do Instituto de Nutrição já reúnem profissionais de ensino e pesquisa tanto da Uerj como de outras instituições, que estudam aspectos relacionados à alimentação e nutrição. “Em 2007, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC (Capes) aprovou o nosso Programa de Pós-graduação com conceito 4, o que é muito bom. Agora, em 2008, começa a primeira turma do curso de mestrado em alimentação, nutrição e saúde aqui na Uerj”, explica a diretora.

A atual vice-diretora do INU, Shirley Donizete Prado, destaca que o antigo Laboratório de Informática foi inteiramente reequipado com as obras realizadas no instituto. "Foi possível reorientar as atividades de outro espaço que agora corresponde ao Laboratório de Bioatividade e Segurança Alimentar, voltado para estudos sobre contaminação biológica de alimentos", explica. Simultaneamente, foram inaugurados o Núcleo de Estudos sobre Nutrição e Fatores de Estresse, que se dedica especialmente a estudos com atletas, o Núcleo de Estudos sobre Transtorno Alimentar e Obesidade e o Núcleo de Estudos sobre Alimentação e Cultura. “Com apoio da FAPERJ, a produção científica no INU vêm crescendo intensamente ao longo dos últimos anos”, diz a pesquisadora. 

O Laboratório Interdisciplinar de Avaliação Nutricional (LAN), com área bastante ampla, destina-se a estudos antropométricos, de composição corporal e de consumo alimentar. “Até julho deverá chegar aqui um densitômetro ósseo, que servirá para pesquisas de composição corporal em homens e animais, e também um calorímetro indireto, voltado para medir condicionamento físico, taxa metabólica basal, consumo de oxigênio e produção de gás carbônico e consumo máximo de oxigênio”, explica a pesquisadora Vivian Wahrlich, coordenadora do LAN. “Com isso, este laboratório será o único dentro de uma instituição pública do estado a reunir todos estes equipamentos”.

Enquanto os pesquisadores aguardam a chegada dos dois equipamentos, vários outros aparelhos de última geração já se encontram no local. Entres eles estão adipômetros científicos, paquímetros, balanças de precisão eletrônicas para adultos e bebês, medidores de altura, esteira para avaliação de condicionamento físico e aparelhos de bioimpedância, voltado para medir massa magra, gordura e percentual de gordura, além de compartimentos de água em nossos tecidos e que pode auxiliar em pesquisas com atletas, pacientes renais, entre outras em andamento no INU. A partir de agora, as dependências do LAN dispõem de uma recepção, sala para coleta de sangue, três para coleta de dados sobre alimentação, uma para troca de roupa e um salão grande para aulas práticas multifuncionais e coletas de dados e medições do corpo humano como altura, peso, dobras cutâneas, circunferências, entre outros.

Outro local que recebeu equipamentos financiados com recursos da Fundação foi o Laboratório de Fisiopatologia e Bioquímica da Nutrição. “Ele servirá para pesquisas em análise bioquímica de substâncias como sangue, tecidos, urina, fezes e proteínas para indicar, por exemplo, processos inflamatórios como arteriosclerose, e também para estudos com atletas e diversos outros”, explica a coordenadora Renata Brum Martucci. Em breve, será inaugurado também o Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos. O local será destinado a estudos de alimentos a partir de análise de percepções como o paladar, o olfato e o olhar.

Além destes, o INU já conta com os Laboratórios de Bromatologia, para análise de composição química de alimentos; de Técnica Dietética, destinado a elaboração de preparações alimentares; e de Tecnologia de Alimentos, voltado para a produção de queijos, barras de cereais e demais gêneros alimentícios em padrão industrial. Todos também serão beneficiados com as obras de infra-estrutura, já em andamento.

Em final de mandato, tanto a diretora como a vice-diretora do Instituto de Nutrição deixam, em breve, a direção do INU. Para ambas, a inauguração das novas instalações permitirão entregar os respectivos mandatos com a sensação do dever cumprido. "Com os novos equipamentos teremos condições de avançar de forma significativa nas pesquisas realizadas no INU", comemora Shirley Donizete Prado. No próximo dia 4 de março, a nova diretora do instituto, Luciana Castro, será empossada. Já em abril, será a vez de Marina Naegeli assumir o posto hoje ocupado por Shirley.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes