O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Projeto da Uenf levará modernização à produção de cana
Publicado em: 14/02/2008
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Projeto da Uenf levará modernização à produção de cana

Vinicius Zepeda*

Pequenos plantadores de cana-de-açúcar que fazem parte da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminense, em Campos dos Goytacazes, município do Norte Fluminense, poderão em breve desfrutar de um substancial aumento na produção de álcool. Um projeto contemplado pelo edital de Apoio à Inovação Tecnológica, da FAPERJ, prevê para esses agricultores a transferência de máquinas e de conhecimento no manejo de modernas técnicas de cultivo. Além do uso de novas variedades de cana-de-açúcar adaptadas à região, da fertirrigação por gotejamento enterrado e da colheita mecanizada sem queima, eles ainda poderão contar com estudos para verificar a quantidade de gás carbônico fixado e de água transpirada nas plantas em cultivares nas cidades de São Francisco de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Cardoso Moreira, Bom Jesus de Itabapoana, Quissamã e Carapebus.

O projeto está sendo desenvolvido em conjunto por pesquisadores do Laboratório de Engenharia Agrícola (Leag) da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Norte Fluminense (Cooplanta). Segundo o pesquisador da Uenf e um dos co-autores do projeto, Ricardo Ferreira Garcia, o Rio de Janeiro é o segundo maior consumidor nacional de álcool do Brasil. Entretanto, 60% da produção do Norte Fluminense, o equivalente a 10 mil trabalhadores rurais, é feita por pequenos produtores. “Ao transferirmos este conhecimento, reduziremos o êxodo rural, aumentaremos a produtividade e diminuiremos a importação do álcool pelo estado”, afirma Garcia.

O professor da Uenf explica ainda que pelo fato desses 60% da produção do parque industrial sucroalcooleiro fluminense estarem nas mãos dos pequenos produtores, o nível de ociosidade acaba sendo baixo. “O setor é composto por cinco usinas responsáveis pela produção de álcool por meio da cana-de-açúcar, mas apenas as de Santa Cruz e Sapucaí, situadas na cidade de Campos, estão em funcionamento. Neste projeto, transferiremos tecnologias inovadoras e modernas já empregadas nas usinas de Campos para os produtores da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais Fluminense”, acrescenta.

Segundo Ricardo Ferreira Garcia, a utilização das modernas técnicas permitirá aumentar a produtividade média que hoje gira em torno de 52 t/ha (toneladas por hectare) para mais de 100 t/ha. Ele acrescenta que em cada ambiente será implantada uma lavoura comercial de 10 ha, onde serão plantadas distintas variedades de cana-de-açúcar de alto potencial genético, adequadas ao sistema de irrigação que está sendo proposto. “As lavouras serão avaliadas mensalmente por meio de medidas de crescimento, monitoramento da umidade do solo e da evapotranspiração, monitoramento nutricional, nível de resposta das variedades, análise econômica e financeira, medição da fotossíntese e transpiração das plantas, além de avaliação da colheita mecanizada”, explica.

“Espero que este projeto sirva não só para aumentar a produtividade como para viabilizar o trabalho dos pequenos produtores e mostrar que a utilização destas máquinas pode gerar maior retorno e sustentabilidade da produção e de suas condições de vida”, conclui Garcia.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense)

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes