O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > Nova viatura: segurança e conforto para os policiais
Publicado em: 27/12/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

Nova viatura: segurança e conforto para os policiais

Vinicius Zepeda

Um veículo blindado, capaz de resistir a tiros de fuzil, com design mais racional, refrigerado e mais confortável poderá vir a patrulhar as ruas e ser usado no deslocamento de detidos. Trata-se da chamada Viatura Blindada Tática Leve (VBTL), um carro que em breve poderá ser realidade no dia-a-dia das forças de segurança do estado. O protótipo da VBTL foi apresentado à direção da FAPERJ pelo general Aléssio Ribeiro Souto, na quarta-feira, 12 de dezembro no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no bairro de Guaratiba, Zona Oeste do Rio.

       Vinicius Zepeda

   

      Protótipo da nova viatura policial para patrulhamento das ruas possui espaço
   para transportar os detidos que possibilita a separação entre homens e mulheres
 
Desenvolvida com apoio da Fundação e com base em informações obtidas pelo CTEx junto à Secretaria de Estado de Segurança (Seseg), a VBTL tem ar-condicionado, blindagem resistente a tiros de fuzil e pode transportar seis detidos e cinco policiais. “Além disso, foi instalada uma parede blindada e com visores, que separam os policiais dos detidos”, explica o coordenador do projeto, major Paulo Roberto Rocha Aguiar. “O carro ainda conta com uma divisão no meio que permite separar homens de mulheres”, acrescenta o major Aguiar.

“Acredito que este novo veículo pode no futuro se tornar a viatura policial de referência não só no estado como em todo o país”, afirmou o presidente da FAPERJ, Ruy Garcia Marques, durante a apresentação da viatura. Segundo o major Aguiar, a nova viatura apresenta vantagens sobre os veículos Patamo (Patrulhamento Tático Móvel) ainda usados no patrulhamento de ruas.

“Nosso projeto foi desenvolvido mediante visita aos batalhões, onde foram levantados os principais itens de segurança que os policiais queriam ver considerados e postos em prática nas patrulhas”, explica o major Aguiar. “Mesmo usando coletes à prova de balas, as forças de segurança corriam o risco de serem alvejados por projéteis, uma vez que as viaturas Patamo não apresentam blindagem alguma. Já o veículo que elaboramos é todo blindado”, acrescenta o militar.

“O novo veículo irá influir positivamente no desempenho do policial graças à junção da segurança e do conforto que ele trará”, concluiu o major. No início de 2008, o governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança, deverá discutir os prazos para o início da produção do veículo em escala industrial.  Ao fim da visita, à qual também compareceu o diretor de Tecnologia da Fundação, Rex Nazaré Alves, Ruy Marques agradeceu a receptividade do general Ribeiro Souto e se comprometeu a discutir outras futuras parcerias da FAPERJ e do CTEx.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes