O seu browser não suporta Javascript!
Você está em: Página Inicial > Comunicação > Arquivo de Notícias > E para onde vai a garrafa PET?
Publicado em: 13/12/2007
ATENÇÃO: Você está acessando o site antigo da FAPERJ, as informações contidas aqui podem estar desatualizadas. Acesse o novo site em www.faperj.br

E para onde vai a garrafa PET?

Roni Filgueiras
 

 Divulgação

     
   Experimentos com placas de polímeros e amido:
    solo e microorganismos degeneram compostos
"Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo". A máxima do filósofo grego Heráclito, repetida pelo químico Lavoisier ("Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma") séculos depois, nunca esteve tão atual. Para a engenheira química Dilma Alves Costa, isso é uma espécie de sacerdócio que ela prega há mais de 15 anos. E segundo ela mesma acredita, um dia o bom hábito de reutilizar descartes e sucatas será duplicado pelo exemplo. Dilma acredita tanto nisso que cita o caso da mãe. “Depois de aposentada, minha mãe, que trabalhou toda a vida como funcionária pública, se dedica agora à jardinagem. E é um tal de falar em compostagem, reciclagem”, conta, bem-humorada. Professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro há 23 anos, ela está à frente de três projetos sobre reciclagem. “Desenvolvimento de novos compósitos de polietileno, carepa e e-cat para aplicação de pavimentação”, “Produto de limpeza ecológico: do óleo ao sabão” – estes dois financiados pela FAPERJ –, e “Degradação microbiológica de mistura de polietileno e amido”, com investimento do CNPq.

 

“Para onde olharmos, veremos polímeros”, diz Dilma, que brinca que o maior problema da humanidade não é a violência, mas a garrafa PET (politereftalato de etila, um poliéster, polímero termoplástico, ou plástico, usado na indústria de embalagens e tecelagem). "Já não é possível descartar o plástico na natureza, é preciso descobrir e popularizar um meio fácil de reaproveitá-lo", incentiva a engenheira. Uma dessas formas, ela, que há quase duas décadas se especializou na reutlização de polímeros (longas cadeias orgânicas basicamente compostas de carbono, sendo o mais conhecido o plástico), descobriu ainda na época em que cursava o doutorado ao defender a tese sobre reciclagem de polímeros.

 

“Se eu quebrasse a cadeia orgânica de polímeros usando um determinado catalisador de refinaria degradaria este polímero e produziria um combustível. A tese foi comprovada, mas até hoje só há uma única fábrica na Alemanha que faz isso. Ainda é economicamente inviável”, diz a coordenadora da graduação de engenharia química da UFRRJ. “Conseguimos que o polímero tivesse uma grande resistência, obtivemos um produto tão bom que não sabemos o que fazer com ele hoje”, exemplifica. Tornar a reciclagem um processo ao alcance de todos é um mantra que ela quer ver aplicado na prática pelos brasileiros. “Os brasileiros ainda resistem, mas para que isso funcione tem de ser simples e barato.” 

 

Na pesquisa intitulada “Degradação microbiológica de mistura de polietileno e amido”, Dilma e seus alunos conseguiram comprovar que é possível que um objeto fabricado a partir de polietileno com amido seja decomposto por um determinado microorganismo. “Separamos cinco tipos de solos e enterramos a amostra e o deixamos ao ar livre, sob sol e chuva.” Com a experiência, a pesquisadora e os estudantes observaram que duas amostras de solo com um determinado microorganismo degradava o material, ao contrário dos outros três. “Isso prova que é possível degradar o polietileno com amido e reintegrá-lo ao meio ambiente, o que evitaria a contaminação de solo e leitos de rios." Em janeiro de 2008, o Departamento de Solos da UFRRJ vai testar a composição dos solos dos experimentos. “Nesta fase, vai-se isolar o microorganismo e identificá-lo; até agosto, a pesquisa estará concluída”, prevê Dilma.

 

A pesquisa “Desenvolvimento de novos compósitos de polietileno, carepa e e-cat para aplicação de pavimentação” surgiu de uma conversa com um professor, que estava de visita marcada à Gerdau Cosigua, no pólo siderúrgico de Santa Cruz. “Acabei me convidando”, lembra-se Dilma. Na unidade do maior grupo do ramo no país, ela observou a grande quantidade de resíduos gerados nas diversas fases da transformação de sucata em arame, arame farpado e pregos. “No processo, eles usam todo tipo de sucata, de carcaças de carros a geladeira velha e vimos que tudo é beneficiado com grande quantidade de resíduo”, enumera. Há dejetos como a carepa (óxido de ferro que se forma na superfície do aço laminado a quente); e o e-cat, um catalisador à base de alumínio silicato, produto fornecido pela Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. (única empresa de catalisadores para refino de petróleo do Brasil, formada pela Albemarle Catalysts e Petrobras), que só é usado duas a três vezes na indústria e depois desprezado. “A partir dessa visita, comecei a pensar como esses resíduos poderiam ser reaproveitados. Isso seria um ganho para a Gerdau, que ainda teria lucro na transformação desses dejetos em produtos comercializáveis”, afirma Dilma.

 

O projeto “Desenvolvimento de novos compósitos de polietileno, carepa e e-cat para aplicação de pavimentação” visa agregar esses dejetos à argila e fabricar uma cerâmica mais resistente. “Seria uma cerâmica plástica, pois o polietileno não deixaria o material quebrar tão facilmente, e ainda o tornaria impermeável, isolando os tóxicos do e-act”, explica Dilma. Além da engenheira, fazem parte da pesquisa o químico Hélio Fernandes Jr. e as arquitetas Liliana Fay e Emília Martins Ribeiro, todos da UFRRJ.

 

Já o estudo “Produto de limpeza ecológico: do óleo ao sabão”, que recebeu recursos do edital “Apoio à Melhoria do Ensino nas Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro”, da Fundação, quer dar um destino simples ao velho óleo de cozinha. “Esta pesquisa é um desdobramento de meus trabalhos, ainda estamos no estágio inicial, mas hoje já existem ONGs que se especializaram em recolher em domicílio o óleo de cozinha usado para transformá-lo em sabão em barra”. É uma forma, como prega a pesquisadora, de ajudar o meio ambiente e ainda ter uma renda extra.

Compartilhar: Compartilhar no FaceBook Tweetar Email
  FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000 - Fax: (21) 2332-6611

Página Inicial | Mapa do site | Central de Atendimento | Créditos | Dúvidas frequentes