Pouco mais de um ano após reajustar os valores de suas bolsas, a FAPERJ anunciou, nesta quinta (2/3), um novo aumento a fim de equilibrar os valores pagos no Estado do Rio de Janeiro ao praticado pelas agências federais. O reajuste será efetivado no mês de março, a ser pago no início de abril.
Composta por membros de diferentes áreas do conhecimento, a comissão terá entre suas funções propor políticas para reduzir desigualdades, em especial, de gênero, nos programas de fomento da Fundação. Objetivo é traçar plano que contemple equidade, inclusão e diversidade.
Lançado na primeira semana de setembro de 2022, programa inédito de Apoio à Promoção de Indicações Geográficas no Estado do Rio de Janeiro teve seu resultado preliminar anunciado na quinta (16/02). Foram aprovadas 10 propostas, oriundas de 6 municípios. Edital recebeu dotação orçamentária de R$ 4 milhões.
Comemorando uma década de funcionamento, Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem vai ampliar estudos com a inauguração de plataforma de criomicroscopia. Colocando o Brasil na fronteira da microscopia mundial, Cenabio é utilizado por pesquisadores de diferentes instituições do País e do exterior.
A pesquisa foi liderada pela professora Camila Cupello, do Laboratório de Ictiologia Tempo e Espaço da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Além do Brasil, pesquisadores da França e do Japão participaram do projeto.