No ano em que se comemora o Bicentenário da Independência e o Centenário da Semana de 1922, a FAPERJ, que completa 42 anos, organiza nesta sexta (26/8) seminário com o objetivo de apresentar os resultados de editais voltados para apoiar pesquisas relacionadas a essas efemérides de 2022.
Fundação recebeu 165 solicitações desde o lançamento da chamada, na segunda quinzena de maio. Programa é voltado para pesquisadores que pretendam realizar estágio de pós-doutoramento em instituição fluminense, incluindo candidatos de outros estados ou de outros países que também podem solicitar esta modalidade de bolsa.
A edição 2022 do Programa de Bolsa de Iniciação Tecnológica (IT) teve seu resultado anunciado nesta quinta (25/8). Foram aprovados 90 projetos, com um total de 139 bolsas concedidas. A FAPERJ recebeu 172 propostas, oriundas de 15 municípios fluminenses, que poderiam solicitar até duas bolsas cada uma.
Direção da FAPERJ recebeu nesta terça (23/8), em sua sede, o Adido Científico da Embaixada da França no Brasil, Nacer Boubenna. No encontro, foi discutido o lançamento de uma nova chamada de cooperação conjunta com foco em mobilidade internacional de pesquisadores. Desde 2019 já foram anunciadas 2 chamadas conjuntas.
A neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, é a capacidade que o cérebro tem de se adaptar de acordo com novas experiências ao longo da vida. Equipe do Núcleo de Difusão da FAPERJ visitou um dos mais importantes laboratórios que estudam, especificamente, essas transformações dos neurônios: o Laboratório de Neuroplasticidade da UFRJ.