Resultado preliminar de edital destinado ao consórcio Cecierj/Cederj aprovou 6 projetos. Programa vai impulsionar a divulgação científica, a melhoria das práticas de ensino-aprendizagem, a formação continuada de professores e a infraestrutura de laboratórios. Anúncio aconteceu nesta quinta (4/9).
A ciência e a inovação ganharam mais um espaço de fortalecimento no interior do estado, com a inauguração do primeiro Parque Tecnológico Agropecuário, em Campos dos Goytacazes. O espaço funcionará em prédio do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, pertencente à Uenf e reformado com recursos da FAPERJ.
Financiado pela FAPERJ, foi inaugurado, na quarta (27/8), o Núcleo de Inovação em Tecnologia e Negócios da Escola de Engenharia de Petrópolis (NITNEP). Espaço foi projetado para oferecer suporte a startups e negócios emergentes, contribuindo para fortalecer o ecossistema de inovação e o empreendedorismo de impacto social.
Pesquisa realizada na Uerj identificou efeitos analgésicos promissores em uma substância ainda pouco conhecida da planta Cannabis sativa, o canabigerol (CBG). Testes em roedores mostraram alívio de diferentes tipos de dor – incluindo as neuropáticas, de difícil tratamento. Estudo foi publicado na revista Scientia Pharmaceutica.
Pela quinta vez consecutiva, Fundação participa do RIW, um dos maiores e mais concorridos encontros de tecnologia e inovação da América Latina. FAPERJ levou palestrantes e atividades para seu estande e esteve presente nas programações de palcos, auditórios e podcasts do evento.