No Dia Internacional da Doença de Chagas, nesta quinta (14/4), a boa notícia é que em breve será lançado um kit para o diagnóstico molecular, que será aplicado e validado no Projeto “Integra Chagas Brasil”. O projeto pretende rastrear a transmissão congênita e o tratamento de vulneráveis.
A direção da Fundação anunciou, nesta quarta (14/3), as novas diretrizes referente ao acúmulo de bolsa FAPERJ com atividades remuneradas de ensino e de pesquisa. Justificativa para ampliação das possibilidades é qualificar melhor os estudantes e estimular a inovação.
Para discutir as relações de poder perpetuadas na construção da memória coletiva, a historiadora Myrian Sepúlveda dos Santos, professora na Uerj, organizou o livro Entre utopias e memórias: arte, museus e patrimônios. A obra foi publicada com recursos do programa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ.
A revista deu destaque na última semana ao programa da FAPERJ de apoio a cientistas refugiados oriundos de regiões em conflito, incluindo a Ucrânia. O artigo, publicado no dia 6,traz declarações do presidente da FAPERJ e da coordenadora de Cooperação Internacional da Fundação.