Edição 2023 do programa Bolsa de Inovação Tecnológica (INT) havia recebido 100 propostas, de 15 municípios fluminenses. O resultado foi anunciado nesta quinta (30/11). A indicação dos bolsistas deverá ser feita pelos contemplados, em chamada específica no SisFAPERJ, a partir de 18/12.
Instituto anunciou o lançamento de duas chamadas, em parceria com as fundações de amparo à pesquisa (FAPs): uma destinada a cientistas em início de carreira com projetos nas áreas de Ciências Naturais, Matemática e Ciência da Computação; e outra voltada para negros e indígenas que pretendam fazer o pós-doc em Ecologia.
Coordenadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) baseados no RJ apresentaram as linhas de pesquisa e os principais resultados alcançados pelas redes. FAPERJ já investiu mais de R$ 60 milhões no Programa desde 2018. Evento aconteceu na segunda (27/11), no auditório da Academia Nacional de Medicina.
Equipes do Laboratório de Pesquisa de Ciências Farmacêuticas (LaPesF), da Uerj, e do Grupo de Pesquisa Ambiente, Diversidade e Saúde, da Fiocruz, vêm avaliando a contaminação de populações indígenas expostas ao mercúrio na região Amazônica.