Desenvolvido no Hospital Antônio Pedro (HUAP), estudo aposta na análise de tomografias computadorizadas do tórax com uso da Inteligência Artificial para identificar sinais de enfisema e câncer de pulmão. Pesquisa, que une Medicina e Computação, irá estruturar um banco de dados.
Nascida com apoio da FAPERJ por meio do Programa Doutor Empreendedor, a Casgen Biotecnologia em Mudas é especializada na clonagem de mudas de plantas ornamentais, frutíferas e florestais por meio de técnicas de micropropagação vegetal. Presidente da Fundação, Caroline Alves visitou as instalações no município de Tanguá (RJ).
Startup mira o desenvolvimento de método alternativo ao uso de animais de experimentação em ensaios pré-clínicos com testes de fármacos e medicina regenerativa. Um dos alvos é o desenvolvimento de biotecidos de fígado, gerados a partir do cultivo de diferentes tipos de células hepáticas, organizadas de forma a reproduzir a arquitetura e as funções do fígado humano.
No Instituto de Engenharia Nuclear (IEN), duas alunas de Ensino Médio terão o primeiro contato com o mundo acadêmico. Bolsistas do programa Jovens Talentos, da FAPERJ, elas farão estágio no Laboratório de Nanorradiofármacos, referência na área, sob orientação do radiofarmacêutico Ralph Oliveira-Santos.
Inaugurado em junho de 2025, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Laboratório de Tecnologias Quânticas (QuantumTec) está envolvido com uma série de atividades. Entre elas, o desenvolvimento da tecnologia, ainda não disponível no Brasil, para fabricação de chips quânticos.