Projetos aprovados preliminarmente na chamada (Edital Nº 34/2025) apresentam soluções aplicadas, fortemente conectadas às demandas reais do território fluminense e com potencial de gerar impacto econômico e social no estado do RJ. Lista foi divulgada nesta quinta (8/1).
Pesquisa desenvolvida na UFRJ, com apoio da FAPERJ, pode representar novo caminho para pacientes sem opções de tratamento. Com a autorização da Agência, estudo agora irá avaliar a segurança do medicamento em voluntários adultos com lesão completa da medula na região torácica, ocorrida há no máximo 72 horas.
Trabalho realizado por pesquisadores da Uerj e da UFRJ avaliou o risco do consumo de peixes comercializados em estabelecimentos da cidade do Rio de Janeiro em relação à contaminação pelo metal. A pesquisa foi detalhada em artigo publicado, em setembro, na revista Food and Chemical Toxicology da editora Elsevier.
Projeto do Observatório - Southern Wide-Field Gamma-ray Observatory (SWGO) - conta com a participação do Brasil, através do CBPF, e tem a participação de 16 países. O Brasil está na vice-liderança. O observatório de raios-rama será instalado em Pampa La Bola, no Atacama, Chile.