Programa visa fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, absorvendo temporariamente doutores seniores em programas de pós de alto conceito no estado. Prazo para submissão de propostas, via online por meio do SisFAPERJ, vai até 29 de dezembro.
Iniciativa destinada a valorizar pesquisadores, empresas, startups e comunicadores apoiados pela Fundação teve seu resultado divulgado nesta quarta (26/11). Premiação foi distribuída por dois eixos: Sociedade Científica e Inovadora, e Reconhecimento Profissional FAPERJ, além dos agraciados com a Medalha Mérito Científico.
Reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do ecossistema de inovação, pesquisa aplicada e empreendedorismo tecnológico no estado do Rio de Janeiro, a Fundação anunciou os resultados dos programas de Inovação e Iniciação Tecnológica (INT e IT). Listas foram divulgadas nesta quinta (27/11).
Integrantes da banca do edital avaliaram 52 projetos na segunda etapa do programa, de avaliação de mérito. Lançada em meados de junho, a chamada recebeu inicialmente 108 propostas. Iniciativa integra estratégia de promover a conversão de conhecimento científico em inovação de alto impacto. Lista foi divulgada nesta quinta (27/11).
Em cerimônia na sede do HUB de Inovações, no bairro do Catete, a Fundação realizou a entrega das outorgas aos contemplados no edital em apoio às Empresas Juniores (EJs). O evento, nesta terça (25/11), reuniu representantes das instituições de ensino, autoridades do setor científico e tecnológico, entre outros.
Fundação participou, nesta terça (25/11), de ação solidária que reuniu servidores, estudantes e parceiros destinada a reforçar estoques de sangue no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). A campanha "Doe Vida" contou com o apoio, além da FAPERJ, da FAETEC e de instituições vinculadas à Secretaria Estadual de CT&I (SECTI).
Estudo inédito conduzido por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) analisam os efeitos das “canetinhas emagrecedoras” - medicamento tirzepatida (Mounjaro) -, no combate a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.