Entre os mais concorridos e disputados programas de fomento à pesquisa fluminense, os editais Cientista e Jovem Cientista do Nosso Estado ganharam, nesta quinta (4/8), mais uma edição. Conhecidos como 'Bolsas de Bancada para Projetos (BBP)', eles têm duração de 36 meses.
Com o objetivo de desenvolver uma alternativa sustentável para a produção pesqueira fluminense, projeto na UFF testa um sistema integrado para o cultivo de peixes, associado ao de algas marinhas. Estas possuem potencial de biorremediação, ou seja, a capacidade de purificar águas salinas.
Acordo de cooperação técnico-científica prevê o lançamento de ações conjuntas no período de 2022 a 2027, que visam incentivar a pesquisa e o trabalho de cientistas do Estado do Rio de Janeiro. Ações que gerarem obrigações financeiras serão implementadas por meio de chamadas públicas.
Coordenado pelo IMPA, projeto vem sendo realizado por meio de uma rede de instituições que inclui LNCC, UFRJ, UniRio e Grupo Dasa. Nova ferramenta dará aos médicos condições de avaliar o volume de líquido amniótico presente no útero de gestantes de forma mais precisa e consideravelmente mais rápida.