Voltado ao fomento de projetos científicos coordenados por pesquisadores de excelência, com foco em soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pela sociedade fluminense, edital está em sua quinta edição. Resultado saiu nesta quinta (23/10).
Resultado preliminar do edital foi anunciado nesta quinta (23/10). Programa capacita profissionais técnicos essenciais, de níveis fundamental, médio e superior, e qualifica o suporte aos projetos de ciência e tecnologia financiados pela FAPERJ. Chamada oferece bolsas de até 12 meses, renováveis por mais dois períodos iguais.
Iniciativas de ciência, tecnologia e saberes comunitários apoiadas pela FAPERJ terão destaque no evento, que acontece neste sábado (25/10) e domingo. Uma delas é o Programa PISTA, que fomenta projetos desenvolvidos por coletivos e organizações locais, fortalecendo práticas transformadoras que emergem das periferias.
Pesquisa na Uerj investiga o comportamento dos morcegos, que são fundamentais para o equilíbrio ambiental, apesar de temidos por boa parte da população. Como alternativa habitacional para esses animais, pesquisadores criaram a Bat House, ou casa de morcego, que garante a segurança deles e a satisfação dos moradores.
Solução criada no campus da UFRJ busca reduzir os impactos de um dos principais vilões do efeito estufa e do aquecimento global: o gás carbônico (CO2). O equipamento foi desenvolvido pela startup CarbonAir Energy e laboratório vinculado ao Instituto de Química.