Um dos programas mais concorridos da FAPERJ, a edição 2023 do 'PDR-10' deve conceder até 120 bolsas, no valor de R$ 6,5 mil, além de uma taxa mensal de bancada para projetos de R$ 1 mil, por até 48 meses. Objetivo é incentivar os programas de pós-doc stricto sensu sediados no RJ.
Um grupo de pesquisadores da UFRJ e da UFF depositou patente no INPI, no qual descrevem o desenvolvimento de novo composto sintético para o tratamento de câncer de mama, com alvo direcionado a proteína conhecida como p53. Assunto mereceu amplo destaque nos meios de Comunicação após o anúncio.
Tecnologia desenvolvida na Uerj em parceria com o INT propõe tratamento de esgoto e resíduos industriais com microalgas e glicerol bruto, para gerar biomassa de valor comercial. No processo, que também promove a economia circular, a microalga testada se adaptou a concentrações cada vez mais altas de nitrogênio.
Pesquisadores ligados ao Instituto de Química da UFF vêm trabalhando com biomassas não convencionais para produção de biocombustíveis. Vantagem do projeto é usar matéria orgânica que não é empregada como alimento, ao contrário da cana-de-açúcar, da soja ou do milho, comumente utilizados.