Facebook X Intagram YouTube Site FAPERJ
Semana de 19 a 26 de novembro de 2025. Ano XXII. Nº 1022
ARQUIVO DE BOLETINS ASSINE O BOLETIM
Foto: DC Studio/Freepik

Edital para tecnólogos em equipamentos multiusuários: 38 são selecionados

Chamada reforça o apoio técnico especializado necessário para o funcionamento das principais plataformas científicas do estado, infraestrutura fundamental para a produção de conhecimento e inovação. Anúncio do resultado aconteceu nesta quarta (19/11).

Foto: Divulgação/Aline Pires

Cerimônia marca conclusão da 1ª Fase do Programa HUB RJ Startup 2025

FAPERJ e SECTI realizaram na terça (18/11), no Teatro da Uerj, a cerimônia de entrega de certificados às 246 equipes participantes do Programa Avançado de Formação de Empreendedores, do HUB RJ Startup 2025. Agora, 150 projetos inovadores selecionados seguem para a 2ª fase. Cada um deles vai receber até R$ 30 mil.


Imagem: Divulgação

Campanha 'Doe Vida' mobiliza servidores para doação de sangue

Ação solidária reúne servidores, estudantes e parceiros para reforçar estoques de sangue no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj). Interessados em doar podem comparecer na terça (25/11), das 8h às 15h, ao Hupe. A campanha conta com o apoio da FAPERJ, FAETEC e das demais instituições vinculadas à SECTI.

NOTAS | AGENDA
Mais +
Vídeo no Canal da FAPERJ aborda uso de canetas emagrecedoras no tratamento de Alzheimer e Parkinson

Favela do Esqueleto é tema de exposição e livro de antropóloga da Uerj

FAPERJ apoia jogo educativo sobre galhas de restingas

Pesquisadores do Lece/Uerj publicam artigos em revistas internacionais

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
Mais +
Estudo avalia contaminação por mercúrio de pescado vendido no Rio de Janeiro
FAPERJ divulga resultado preliminar do Programa Prioridade Rio
Sai resultado do Programa de Apoio às Pesquisas Sobre Doenças Raras
Anvisa autoriza estudo clínico de medicamento brasileiro para tratar lesão na medula espinhal
CANAL FAPERJ
Mais vídeos +

Para além do controle do diabetes e do peso

Estudo inédito conduzido por pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) analisam os efeitos das “canetinhas emagrecedoras” - medicamento tirzepatida (Mounjaro) -, no combate a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.


O Boletim FAPERJ é uma publicação online semanal do Núcleo de Difusão Científica
Fale com a Redação: boletim@faperj.br
FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Av. Erasmo Braga 118 - 6º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 20.020-000 - Tel: (21) 2333-2000