Reunião anual da entidade, que este ano se realiza em Recife, contou com a presença de delegação da FAPERJ, chefiada por Caroline Alves. A presidente da Fundação participou de mesa-redonda sobre a importância dos polos de inovação e de reunião do CONFAP. Evento termina no sábado (19/7).
Pesquisadores do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense desenvolveram bateria à base de lítio-flúor, que pode ser alternativa mais eficiente, econômica e sustentável às tradicionais feitas de íon-lítio. Testes mostram que novo produto tem capacidade de armazenamento de energia superior à de outros materiais.
Estudo conduzido na UFRRJ utiliza câmeras digitais e IA para classificar tomates a partir da colorimetria. O algoritmo identifica padrões relacionados à cor dos frutos e os associa a características de qualidade, como firmeza e teor de açúcar, podendo auxiliar na tomada de decisão em vários níveis da cadeia produtiva.
Sala instalada no Observatório do Valongo (OV/UFRJ) é fundamental para realização de projetos de pesquisa e de aulas de Prática Observacional em Astronomia. Espaço, implantado com apoio da FAPERJ, ajuda alunos e pesquisadores a acessarem telescópios em locais de grandes altitudes.