A ciência e a inovação ganharam mais um espaço de fortalecimento no interior do estado, com a inauguração do primeiro Parque Tecnológico Agropecuário, em Campos dos Goytacazes. O espaço funcionará em prédio do Colégio Agrícola Antônio Sarlo, pertencente à Uenf e reformado com recursos da FAPERJ.
Financiado pela FAPERJ, foi inaugurado, na quarta (27/8), o Núcleo de Inovação em Tecnologia e Negócios da Escola de Engenharia de Petrópolis (NITNEP). Espaço foi projetado para oferecer suporte a startups e negócios emergentes, fortalecendo o ecossistema de inovação e o empreendedorismo de impacto social.
Pesquisa realizada na Uerj identificou efeitos analgésicos promissores em uma substância ainda pouco conhecida da planta Cannabis sativa, o canabigerol (CBG). Testes em roedores mostraram alívio de diferentes tipos de dor – incluindo as neuropáticas. Estudo foi publicado na revista Scientia Pharmaceutica.
Com o tema Longevidade e Saúde, o evento reúne mais de três mil participantes no campus do Hupe, em Vila Isabel, com 78 mesas-redondas e 15 conferências. Mesa de abertura na terça (26/8) contou com autoridades e gestores em Saúde, e público assistiu à aula magna do médico gerontólogo Alexandre Kalache.
O estudo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro alerta para o risco de centenas de espécies de angiospermas serem extintas antes mesmo de serem descritas, principalmente devido ao ritmo acelerado da perda de habitat. Esses "tesouros escondidos" se concentram nas áreas mais críticas, como Amazônia e Caatinga.
A Fundação teve uma participação marcante no Rio Innovation Week, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação da América Latina, que terminou na sexta (15/8). A presença da FAPERJ reforçou seu papel estratégico no fomento à ciência, à tecnologia e ao desenvolvimento regional.